Extravio de bagagem: 14 dicas preventivas; saiba como agir

O extravio de bagagem ocorre quando uma mala, que foi despachada pelo passageiro em sua viagem, não está disponível para ele na hora do desembarque. Isso pode acontecer por uma falha da empresa, especialmente em conexões de voos, por furto ou por ter sido pega por engano por outro passageiro.

Foto interna da área de desembarque de um aeroporto. No centro da foto, uma esteira de bagagens, sem nenhuma mala. Uma mulher jovem, de pele clara e cabelo preto comprido está com as mãos na cabeça enquanto olha para a esteira. Ela usa uma japona vermelha e calça jeans e está de costas para a foto.

Extravio de bagagem pode ser evitado ou amenizado com ações simples – Foto: Banco de Imagens

Toda bagagem despachada é de responsabilidade da companhia aérea, que deve ser responsabilizada tanto no caso de extravios temporários (quando a mala é encontrada depois) quanto em extravios definitivos. O mesmo não vale para a bagagem de mão, que segue com o passageiro e ficam sob seu cuidado.

É claro que torcemos para que não ocorra um extravio de bagagem em nossa viagem, mas considerando que sempre haverá essa possibilidade, confira abaixo dicas simples e muito úteis para evitar transtornos e amenizá-los, caso ocorram. Se sua mala for extraviada, saiba o que fazer neste post.

10 dicas para prevenir extravio de bagagem

Foto de três malas de rodinha coloridas. Aparece apenas parte das malas, com a alça esticada. A da esquerda é na cor vinho. Ao lado dela está uma mala amarela e à frente de ambas uma mala azul. Elas estão encostadas em uma parede bege.

Malas coloridos e/ou personalizadas podem evitar extravio por engano – Foto: Banco de Imagens

1. Evite utilizar malas de marcas de luxo. Elas são visadas e você pode correr mais riscos. Evite também malas pretas, sem nenhum item que possa diferenciá-la de outras parecidas e que podem ser confundidas na esteira do aeroporto.

2. Personalize sua bagagem de uma maneira que fique fácil de encontrá-la. Vale colar adesivos, amarrar fitas, lenços, entre outros itens chamativos.

3. Coloque dentro e fora da mala uma tag ou cartão com informações como seu nome, endereço e contatos. Assim, caso ocorra o extravio da bagagem fica fácil de você ser localizado.

4. Antes de fechar a mala, tire uma foto de como ela estava e anote todos os itens dentro dela. Antes de despachá-la no aeroporto, fotografe novamente por dentro e por fora. Para isso, evite fazer o check-in muito próximo do horário de embarque.  Esses registros vão lhe ajudar no processo de resolução, caso haja extravio de bagagem.

5. Utilize cadeados para fechar a mala. Isso pode desestimular furtos.

6. Retire da bagagem etiquetas de voos antigos para não causar confusões durante o despacho da bagagem.

7. Confira a pesagem e a etiquetagem de sua mala e verifique se o destino final está correto.

8. Considere contratar um seguro de viagem. Normalmente o custo é baixo e eles cobrem danos financeiros no caso de extravio de bagagem definitivo.

9. Utilize aplicativos que funcionam como rastreadores de bagagem, como o SmartTag e o AirTag. Em caso de extravio de bagagem, ela pode ser localizada mais facilmente.

10. Ao pegar a mala na esteira do aeroporto, confira imediatamente se não há danos e se não há nenhum item faltando. Caso repare em algo errado, procure imediatamente a companhia aérea.

4 dicas para amenizar transtornos em caso de extravio de bagagem

Foto das mãos de uma mulher jovem e de pele clara colocando no bagageiro da cabine do avião uma pequena mala vermelha.

Levar itens essenciais na mala de mão evita maiores transtornos em caso de extravio de bagagem – Foto: Banco de Imagens

1. Guarde com cuidado e em um lugar seguro o comprovante de despacho da mala. Em caso de extravio de bagagem, você precisará dele para iniciar o processo de recuperação.

2. Leve sempre na mala de mão alguns itens essenciais para sua viagem, como remédios, produtos de higiene pessoal, uma muda de roupa e dinheiro. Faça o mesmo com objetos valiosos, como joias e eletrônicos. Prefira sempre levá-los na cabine do avião consigo em vez de despachá-los em uma mala.

3. Se ainda assim quiser ou tiver que despachar itens de alto valor, certifique-se com antecedência com a companhia aérea como isso funciona. Algumas não se responsabilizam pela perda de tais itens, outras exigem o preenchimento de um documento e o pagamento de uma taxa extra.

4. No caso de sua viagem ser para uma ocasião especial, como festas e casamentos, considere levar a vestimenta do evento também consigo, na cabine. Isso certamente evitará transtornos ainda maiores em caso de extravio de bagagem.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.