Quem é Isaac Abravanel? Antepassado de Silvio Santos financiou viagem da descoberta da América

Você sabia que o apresentador Silvio Santos é descendente de Isaac Abravanel? Ele foi um judeu que teve sua trajetória marcada por influências e reviravoltas que moldaram tanto sua vida quanto a história europeia do final da Idade Média. As informações são do portal BBC News.

Isaac Abravanel e Silvio Santos

O apresentador comentou em um dos seus programas sobre sua linhagem – Foto: Montagem/SBT/Chabat/Divulgação/ND

Seu mais famoso descendente, o apresentador e empresário Silvio Santos, falou com orgulho de sua herança em uma gravação do programa que ele apresentava todos os domingos.

Quem é Isaac Abravanel?

Nascido em Lisboa em 1437, em uma rica família de banqueiros e comerciantes, Abravanel se destacou como um dos maiores financistas e intelectuais de sua época.

Isaac Abravanel

O judeu ajudou em muitos momentos históricos em que monarcas e navegadores precisaram de auxílio – Foto: Chabat.org/Divulgação/ND

Em Portugal, ele conquistou a confiança do rei Afonso V, alcançando grande prestígio e poder como ministro das finanças. No entanto, com a morte do monarca em 1481 e a ascensão de João II, Abravanel perdeu suas conquistas e foi forçado a se exilar em Castela, onde rapidamente reconstruiu sua reputação e influência.

A serviço dos Reis Católicos, Fernando e Isabel, Abravanel desempenhou um papel crucial na organização financeira da monarquia, sendo inclusive associado ao financiamento das viagens de Cristóvão Colombo.

Últimos anos de Isaac Abravanel

Porém, a perseguição religiosa que culminou na expulsão dos judeus da Espanha em 1492 obrigou-o a buscar refúgio na Itália.

Isaac Abravanel

Isaac Abravanel continuou a exercer influência e a contribuir intelectualmente – Foto: Abravanel Blog/Divulgação/ND

Em seus últimos anos, Abravanel continuou a exercer influência e a contribuir intelectualmente, mesmo enfrentando novas adversidades, até se estabelecer em Veneza, onde faleceu em 1508.

Seu legado, tanto como estadista quanto como erudito, permanece relevante, especialmente por seu papel na transição entre o pensamento medieval e a modernidade judaica.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.