Pontos perdidos pelo Figueirense dentro de casa fizeram a diferença no Brasileiro Série C

Se o Figueirense vai para a última rodada do Brasileiro Série C sem a vaga no quadrangular definida e precisando de uma combinação de resultados, além de vencer o Volta Redonda no Rio de Janeiro, muito se deve aos pontos desperdiçados dentro do Estádio Orlando Scarpelli.

Figueirense tem problemas com os pontos perdidos dentro do Scarpelli na Série C

Atacante Jefinho em disputa de bola contra o ABC na Série C – Foto: Patrick Floriani/FFC/ND

Dos nove jogos que teve como mandante na competição, em pelo menos três o time perdeu pontos que o garantiriam a classificação de forma antecipada ao quadrangular final. Curiosamente, o Figueira teve apenas uma derrota atuando dentro dos seus domínios, o 1 a 0 para a Ferroviária, equipe que está invicta até agora na Série C.

A primeira grande derrapada no Scarpelli foi o empate com o ABC, 1 a 1. Jefinho abriu o placar aos 41 minutos do primeiro tempo. O Alvinegro teve toda a segunda etapa com chance para ampliar, mas no final passou a sofrer pressão do time potiguar. O castigo veio com requintes de crueldade, aos 50 minutos, quando Wallyson conseguiu empurrar a bola para o fundo das redes e “roubar” dois pontos do Furacão na tabela.

Teve mais um resultado de empate, este sem gols, contra o Athletic. Com gramado altamente prejudicado pela chuva naquela partida, houve pouco futebol e muita imposição física. E por último vieram os dois últimos jogos em casa, em sequência, contra Londrina e São José, já rebaixados.

Jefinho em lance com a defesa do Londrina no Scarpelli – Foto: Patrick Floriani/FFC

Os dois resultados vão martelar na cabeça do torcedor, principalmente porque se tivesse vencido os dois jogos o Figueirense já estaria classificado ao quadrangular final.

“Ano passado a gente brigou pra não cair, esse ano a gente tá brigando pra classificar. Da nossa parte é levantar a cabeça e buscar vencer. Sabemos que não dependemos da gente. Somos todos culpados, não vamos apontar o dedo para A ou B. Eu como técnico também sou. Agora é levantar a cabeça, ainda tem trabalho pra fazer”, disse o técnico João Burse no último domingo, avaliando os pontos perdidos em casa.

Comparação com outros anos

Se o aproveitamento em casa chega a ser satisfatório, mas não essencial justamente pelos seis pontos desperdiçados diante de ABC, Londrina e São José, o cenário é pouca coisa melhor do que foi na temporada passada. O Figueirense teve 55,5% de aproveitamento nos jogos dentro de casa ano passado.

No entanto, se o Figueirense de João Burse tivesse o número de pontos conquistados como foi com Júnior Rocha, em 2022, o torcedor alvinegro estaria tranquilo com a vaga no quadrangular. Naquele ano o time chegou a 85,1% de pontos conquistados dentro de casa. Em outras palavras, venceu sete partidas, empatou duas e perdeu uma.

Júnior Rocha teve aproveitamento acima da média em casa em 2022 – Foto: Patrick Floriani/FFC

Jogos do Figueirense em casa

  • Ferroviário: vitória por 2 a 1
  • Aparecidense: vitória por 2 a 0
  • Ferroviária: derrota por 1 a 0
  • ABC: empate em 1 a 1
  • Confiança: vitória por 2 a 0
  • Athletic: empate em 0 a 0
  • Remo: vitória por 1 a 0
  • Londrina: empate em 0 a 0
  • São José: empate em 1 a 1
  • Aproveitamento: 59,2%

Classificação do Brasileiro Série C

Standings provided by Sofascore
Adicionar aos favoritos o Link permanente.