O que levou a Câmara de Palhoça a dispensar licitação para terreno de mais de R$ 2 mi

A Câmara de Vereadores de Palhoça deu sua versão sobre a aquisição, com dispensa de licitação, de um terreno para construir uma nova estrutura.

Falta espaço físico para os atuais 17 parlamentares e, para abrigar os 21 previstos para a próxima Legislatura, uma série de improvisos serão realizados.

Sala de reuniões da Casa Parlamentar - Diogo de Souza/ND

1
3

Sala de reuniões da Casa Parlamentar – Diogo de Souza/ND

Sala da procuradoria; prédio atual não comporta a estrutura do Legislativo - Diogo de Souza/ND

2
3

Sala da procuradoria; prédio atual não comporta a estrutura do Legislativo – Diogo de Souza/ND

Prédio é precário - Diogo de Souza/ND

3
3

Prédio é precário – Diogo de Souza/ND

Esse improviso vai fazer com que alguns gabinetes, sequer, tenham janelas.

Os banheiros também têm problemas de espaço e falta de acessibilidade.

“Tem que ver quando vamos prestar homenagens. Temos que limitar que os homenageados convidem seus familiares, pois não temos espaço para receber as pessoas”, explicou o presidente Marquinhos Pacheco (Republicanos).

Há um entendimento que, devido ao “boom” populacional de Palhoça, as eleições seguintes já possam sugerir um aumento para  24 vereadores.

Em 2012, por exemplo, o município tinha 11 cadeiras no parlamento. Há mais serviços e demandas a serem implantadas.

“A nossa ideia é fazer uma sede onde a gente possa trazer a Defensoria Pública, um atendimento ao cidadão…”, acrescentou o presidente, que também fala em deixar um legado para às próximas legislaturas.

O mesmo presidente, no entanto, não soube explicar o porquê da dispensa de licitação ter tramitado no dia 27 de dezembro de 2023.

A Câmara de Vereadores dispensou a licitação para adquirir um terreno por pouco mais de R$ 2 milhões na rua Vereador Jacob Knabben da Silva, bairro Passa Vinte.

Câmara na mira do MPSC

O MPSC (Ministério Público de Santa Catarina), por meio da 2ª Promotoria de Justiça, abriu um inquérito civil para apurar possíveis irregularidades na compra.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.