Defesa sólida, acesso à vista! Os índices do Avaí na Série B para sonhar com a Série A

Após um período de nove jogos sem vencer na Série B, o Avaí retomou a confiança para seguir buscando mais um acesso para a elite do Campeonato Brasileiro após duas vitórias seguidas.

Em ambos os resultados, a equipe não sofreu gols e mesmo com os altos e baixos vividos na temporada, a defesa do Leão da Ilha tem se solidificado a cada rodada como uma das melhores da competição.

Elenco do Avaí reunido durante treinamento no CFA da Ressacada

Com uma das melhores defesas da Série B e mesmo entre altos e baixo, Avaí segue como um dos fortes candidatos ao acesso – Foto: Leandro Boeira/Avaí F.C.

Há cerca de um mês, o executivo de futebol do Avaí, Eduardo Freeland concedeu entrevista coletiva e revelou um índice que a diretoria tem observado nas últimas equipes que conquistaram o acesso para a Série A.

“Existem indicadores que mostram que dos 32 últimos clubes que subiram nos últimos oito anos na Série B, um indicador que se assemelha entre estas equipes é você tomar poucos gols. Em 40% dos jogos você não tomar gols” disse o dirigente.

Índice respeitado pelo Avaí na Série B de 2024

Na atual campanha do clube na Série B, o Avaí aparece com a segunda melhor da defesa, empatada com Mirassol e Santos (líderes da Segundona) com 15 gols sofridos e atrás apenas do Operário-PR, que sofreu apenas 13 gols.

As campanhas dos seis acessos do Leão para a Série A, revelam que o indíce de não sofrer gols na competição foi mesmo um indicador, excluindo apenas o primeiro acesso do clube, onde o ataque acabou sendo o diferencial:

  • 2008 – 3º colocado – 67 pontos – 71 gols marcados e 40 gols sofridos
    Não sofreu gol em 10 jogos, sendo 26% do total
  • 2014 – 4º colocado – 62 pontos – 47 gols marcados e 40 gols sofridos
    Não sofreu gol em 16 jogos, sendo 42% do total
  • 2016 – 2º colocado – 66 pontos – 45 gols marcados e 34 gols sofridos
    Não sofreu gol em 15 jogos, sendo 39% do total
  • 2018 – 3º colocado – 61 pontos – 50 gols marcados e 32 gols sofridos
    Não sofreu gol em 14 jogos, sendo 36% do total
  • 2021 – 4º colocado – 64 pontos – 44 gols marcados e 35 gols sofridos
    Não sofreu gol em 15 jogos, sendo 39% do total

Fazendo um paralelo com a atual campanha do Avaí, o clube sofreu 15 gols em 21 partidas disputadas, sendo que não foi vazado em nove oportunidades, o que representa um índice atual de 42% dos jogos.

Goleiro César Augusto tem sido um dos pilares defensivos da equipe com atuações sólidas – Foto: Leandro Boeira/Avaí F.C/ND

Para o goleiro César Augusto, o time todo tem se empenhado tanto na fase defensiva, quanto na ofensiva, o que demonstra a união do elenco.

“O mérito é de toda a equipe. Os onze defendem, principalmente se tratando do futebol moderno, mérito e êxito da equipe toda. Somos uma das melhores defesas do campeonato e pretendemos continuar assim até o final para que a equipe consiga o objetivo principal que é o acesso” disse o goleiro Azurra.

O Avaí segue em preparação para o duelo da próxima quinta-feira (22), diante do Paysandu no estádio da Ressacada, às 20h.

Standings provided by Sofascore

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.