Onda de calor antecede temporais e nova massa de ar polar em SC

Fotos: Ricardo Wolffenbuttel/SECOM

Defesa Civil emitiu observações para a chuva intensa e fortes rajadas de vento

A passagem de uma frente fria e a chegada de uma nova massa de ar frio em Santa Catarina vão trazer mudanças no tempo em todo o estado a partir desta quinta-feira (22). O tempo firme ainda predomina nesta quarta-feira (21), com calor acima da média no Grande Oeste, Litoral Sul e Norte catarinense, de máximas em torno dos 30 aos 35°C. Já na porção central e no restante do litoral, o tempo nublado prevalece e as máximas oscilam entre 20 e 25°C.

Segundo a meteorologia da Defesa Civil, as mudanças no tempo são esperadas a partir da noite de quinta, quando a aproximação da frente fria chega com chance de temporais e raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo para o Grande Oeste catarinense e áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. Já ao longo da sexta-feira (23), o avanço deste sistema traz a chuva para as demais regiões, com condições de temporais intensos e isolados.

 

Entre a noite de sexta-feira e ao longo do final de semana, a frente fria mantém o tempo instável no Norte do estado, mas se afasta lentamente ao longo do dia. Em seguida, uma massa de ar frio de origem polar avança sobre o Sul do Brasil, mantendo as temperaturas baixas em todas as regiões catarinenses.

As menores temperaturas são esperadas no amanhecer de domingo (25), atingindo valores negativos entre os Planaltos e o Meio-Oeste e ficam abaixo dos 10°C nas outras regiões do estado.

Confira a previsão por região

Quarta-feira

A aproximação da frente fria faz o vento ganhar força no decorrer desta quarta-feira, com intensidade moderada e rajadas fortes do noroeste ao interior do estado, e que no Litoral Sul superam os 70km/h. O risco associado ao vento é baixo a localmente moderado.

Segunda-feira pode registrar rajadas de vento por influência de ciclone em SC — Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Secom SC

À tarde, as temperaturas máximas variam entre 28 e 34°C no Grande Oeste, no Planalto Norte e no Litoral Sul e de 20 a 24°C nas demais regiões. O mar fica agitado no Litoral Sul, com ondas de leste/nordeste entre 2,0 e 2,5m e picos de até 3,0m em alto mar. Nessa região, o risco é moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.

Quinta-feira

A quinta-feira começa mais uma vez com a formação de nevoeiros entre o Vale do Itajaí, o Planalto Norte e o Litoral Norte, que se dissipam durante a manhã. O sol predomina em todas as regiões na maior parte do dia, mas entre o final da tarde e a noite, a chegada da frente fria provoca aumento de nuvens e condições para chuva e temporais isolados nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, com risco moderado a pontualmente alto para ocorrências.

Uma Observação Meteorológica foi emitida pela Defesa Civil, alertando para chuva pontualmente intensa em todas as regiões do estado. O vento também se mantém forte a partir da madrugada e durante todo o dia, com velocidade média entre 25 e 35 km/h e rajadas entre 55 e 75 km/h, com valores pontualmente maiores, especialmente nas áreas serranas. O risco associado à queda de galhos e árvores, destelhamentos e ao atingimento da rede elétrica é moderado.

Observação Meteorológica para fortes rajadas de vento ao longo desta quinta-feira (22). Imagem: Defesa Civil/Reprodução

Já as temperaturas mínimas variam de 8 a 17°C entre os planaltos, no Vale do Itajaí, na Grande Florianópolis e no Litoral Norte, e entre 19 e 25°C no Grande Oeste e no Litoral Sul. À tarde, faz calor em todas as regiões, com máximas em torno de 30°C em todo estado, chegando a 36°C no Litoral Sul. O mar segue agitado no Litoral Sul, com ondas de leste/nordeste entre 2,0 e 2,5m, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.

Sexta-feira

A sexta-feira (23) já começa com tempo instável, com chuva e temporais que se estendem por todo o estado, mantendo as condições para temporais. No decorrer da tarde, a chuva começa a diminuir no Extremo Oeste e os temporais ganham força entre o Vale do Itajaí e o Norte do estado. O risco é moderado para ocorrências como chuva pontualmente intensa, como alagamentos e enxurradas pontuais, sobretudo do centro ao Sul do estado.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

As temperaturas também caem bruscamente na sexta em relação aos dias anteriores, e as máximas não passam dos 15°C do centro ao sul do estado e dos 25°C no norte catarinense. Com a virada do vento para sul, o mar fica agitado em todo Litoral a partir da noite, com ondas de leste/sudeste entre 2,0 e 2,5m, com risco moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.

Final de semana

No sábado (24), a frente fria se afasta do estado, mas ainda provoca chuva do centro ao Norte catarinense, sobretudo nas áreas de divisa com o Paraná. Nas demais regiões, o tempo começa a estabilizar com o avanço de uma intensa massa de ar seco e frio, que também derruba bruscamente as temperaturas em toda Santa Catarina. No domingo (25), o frio permanece intenso em todo estado e o sol aparece por alguns momentos em meio a muitas nuvens.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.