Penitenciária ‘modelo’ e superlotação: veja onde Deolane Bezerra está detida no Recife

Nesta quarta-feira (4), a influenciadora digital e advogada Deolane Bezerra, foi presa durante uma operação da Polícia Civil de Pernambuco e passou sua primeira noite na Colônia Penal Feminina do Recife, conhecida como Bom Pastor.

A penitenciária é vista como ‘modelo’ no Brasil. A advogada e sua mãe, Solange Alves Bezerra Santos, que também está presa, foram mantidas em uma cela reservada e devem permanecer lá durante a prisão preventiva.

Deolane Bezerra e a mãe, Solange Alves, foram presas nesta quarta-feira (4) – Foto: Redes Sociais/ Reprodução/ ND

Conheça a penitenciária onde Deolane está detida

A Colônia Penal Feminina do Recife, em Iputinga, Zona Oeste do Recife, é destinada a presas provisórias, que vão para lá após apresentação nas delegacias.

penitenciária feminina é considerada modelo

Penitenciária é considerada modelo no país – Foto: Reprodução/ND

Uma pesquisa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicada em 2018 classificou a Bom Pastor como uma das quatro unidades prisionais femininas do país consideradas modelo, destacando boas práticas no atendimento às mulheres, especialmente às mães presas.

Superlotação

Um relatório do CNJ de 2022 revelou que a penitenciária estava com uma taxa de ocupação de 190%, com 542 detentas distribuídas em três pavilhões e 45 celas. O presídio originalmente oferece 285 vagas.

Colônia penal tem denúncia de superlotação – Foto: OAB Pernambuco/Reprodução/ND

Devido a superlotação, muitas das detentas precisavam dormir no chão ou compartilhando a cama com uma colega. Também foram denunciadas presenças de animais e insetos no local.

Operação Integration

Deolane é um dos alvos da operação Integration, que investiga um esquema de lavagem de dinheiro e divulgação de jogos ilegais na internet.

A influenciadora teve carros, joias, helicóptero e dinheiro apreendidos, patrimônio estimado em R$ 2,1 bilhões.

A  Polícia Civil cumpriu 19 mandados de prisão e 24 mandados de busca e apreensão, nas cidades de Recife, Campina Grande, Barueri, Cascavel, Curitiba e Goiânia. As ordens judiciais foram expedidas pela 12ª Vara Criminal da Comarca de Recife.

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.