Qualidade do ar volta a ser considerada boa em Florianópolis; veja ranking de SC

A chuva que atingiu Santa Catarina, durante do fim de semana, ajudou a melhorar a qualidade do ar em diversas cidades do estado. Segundo a empresa suíça IQAir, nesta segunda-feira (16), o índice de pureza na capital catarinense, por exemplo, está em 42, classificado na cor verde, considerado bom. Na sexta-feira (13), esse índice em Florianópolis era de 139, considerado insalubre para grupos vulneráveis.

Qualidade do ar volta a melhorar após chuvas em Santa Catarina

Qualidade do ar volta a melhorar após chuvas em Santa Catarina – Foto: NDTV /Reprodução ND

A piora na qualidade do ar, não só em cidades catarinenses, mas em diversos municípios do Brasil, acontece em razão das queimadas no Norte e Centro-Oeste brasileiro.

O vento é responsável por dissipar a fuligem para as demais regiões do país, afetando a paisagem das cidades e prejudicando a saúde da população — o que impactou, inclusive, no número de internações hospitalares, que aumentou.

Chuva melhora qualidade do ar em Santa Catarina

Na quinta-feira (12), as cidades de Criciúma e Chapecó estavam com índice 155 e nível vermelho de qualidade do ar, o que é considerado insalubre para todos os públicos. Florianópolis, Itajaí, Blumenau e Joinville tinham índices entre 101 e 139, com nível laranja — insalubre para grupos vulneráveis.

Nesta segunda, os índices apresentam grande melhora. As cidades que lideravam a lista com os piores índices, tiveram redução de 155 para números entre 38 e 44. A cidade de Blumenau, no Vale do Itajaí, possui a melhor qualidade do ar, com índice 26.

  • Blumenau: 26 – nível verde (bom)
  • Joinville: 31 – nível verde (bom)
  • Itajaí: 36 – nível verde (bom)
  • Chapecó: 38 – nível verde (bom)
  • Florianópolis: 42 – nível verde (bom)
  • Criciúma: 44 – nível verde (bom)
Classificação dos níveis de qualidade do ar conforme monitoramento do Ministério do Meio Ambiente

Classificação dos níveis de qualidade do ar conforme monitoramento do Ministério do Meio Ambiente – Foto: Reprodução/MonitorAr

Como é feita medição da qualidade do ar em Santa Catarina

Em todo estado, há três estações de monitoramento do ar, todas na região Sul. A aferição da qualidade do ar não é feita pela Defesa Civil, e sim pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).

Há duas estações na cidade de Tubarão, na Rua Dr. Otto Feuerschuette e na Rua Antônia Goularte Pereira, e outra na cidade vizinha de Capivari de Baixo, na Rua Monteiro Lobato.

Segundo o IMA, a localização das estações se deve à atividade de usinas termelétricas a carvão. Assim como as demais estações no Brasil, o monitoramento em tempo real é disponibilizado pelo Ministério do Meio Ambiente.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.