Avô se emociona ao falar do gato da família: ‘tem que ser enterrado na nossa sepultura’

Em um vídeo publicado nas redes sociais pela neta, o vovô e todos que acompanharam a cena, se emocionaram ao ouvir o relato sobre a relação de afeto com o gato da família. Um pedido especial para a família também comoveu a internet.

A imagem mostra um gato e um senhor de idade

Avô diz que gato faz parte da família – Foto: Instagram/Reprodução ND

O vídeo do relato do avô sobre o gato

Tudo começou quando Letícia Vasconcelos, neta do homem, postou um vídeo no Instagram em que o avô, emocionado, relata o amor que sente pelo gato da família.

Após ser publicado pela neta do idoso, o vídeo foi divulgado por um perfil de adoção de gatos. Na legenda do vídeo, o perfil coloca “quando a gente ama um animal como se fosse da família”.

Nas redes sociais, a neta conta que mora com o avô e é a única que pode cuidar dele hoje. Ela também fala da rotina que ele tem com o gatinho, e que o vovô adora a companhia do bichinho.

A rotina dos dois amigos também foi citada pelo avô, que fala no vídeo que o animal “senta e come na mesa junto com a família”. No relato, o vovô também revela seu medo de morrer depois do animal e diz que vai sofrer muito se o gato for o primeiro a falecer.

O senhor, com a voz embargada, também faz um pedido: que o gato seja enterrado na mesma sepultura que ele. A neta fica surpresa e pergunta o motivo, ele justifica dizendo que o bichano, que chegou na família em 2021, já “é família”.

Nos comentários as pessoas se emocionaram com a atitude do senhor de idade, falando sobre o amor do idoso pelo gato  “coisa linda esse amor” e do desejo de alguns de fazer como o avô e “no dia que eu for meu gato vai comigo”.

A relação de idosos com seus pets

A imagem mostra uma senhora segurando um gato peludo.

Existem muitos benefícios potenciais diferentes em ter um gato para idosos- Foto: Freepik/Reprodução ND

A relação especial entre o gato e o vovô tem na verdade uma explicação. Existem muitos benefícios potenciais diferentes em ter um gato, ou qualquer animal de estimação, para idosos, alguns como:

Oferecer companhia e diminuir sensação de solidão

Muitas pessoas, principalmente os idosos, se sentem solitários de vez em quando. E esse sentimento pode ser constante e impactar na qualidade de vida da pessoa.

Idosos podem ter perdido um cônjuge ou parceiro de longa data ou amigo, podem ter mobilidade reduzida ou condições médicas que faz com que fiquem mais tempo em casa sozinhos.

Para algumas pessoas, ter um animal de estimação como companheiro pode realmente ajudar com isso. Os animais de estimação oferecem amor incondicional, bem como companheirismo e podem ajudar a reduzir sentimentos de solidão.

Proporcionar um senso de propósito nos idosos

Cuidar de um animal de estimação pode dar aos idosos um verdadeiro senso de propósito e encorajar o desenvolvimento de rotinas, o que pode ser realmente útil para alguns adultos idosos.

Um exemplo é ter horários para alimentar, brincar, exercitar ou fazer carinho no animal. Essas funções diárias podem ajudar a estruturar o dia de alguém e fornecer razões para que ele seja mais ativo e passe mais tempo ao ar livre.

Bom para o bem-estar mental e emocional

Passar tempo na companhia de animais é conhecido por ajudar a reduzir o estresse, a ansiedade e, em alguns casos, pode ajudar a combater a depressão e Alzheimer também, para pessoas de qualquer idade.

A imagem mostra uma senhora de idade segurando um cachorro peludo.

Cuidados com cachorros diminuem chance idosos terem Alzheimer – Foto: Freepik

Interagir com animais de estimação pode estimular a liberação de endorfinas, o que pode naturalmente ajudar a melhorar o humor dos idosos e dar uma visão mais positiva das coisas.

Os animais de estimação também podem ser muito divertidos, fazendo seus donos rirem e trazendo alegria, conforto e apoio emocional.

Confira o vídeo do relato do vovô

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Adoção de Gatos – Fortaleza – Ceará (@adoteumbigodeceara)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.