Cachorro com cistite: saiba mais sobre a doença

Se o seu cachorro tem dificuldades quando vai urinar, é bem provável que ele esteja sofrendo de cistite. Saiba quais são os principais sintomas e como tratar a doença em cachorros.

A imagem mostra um cachorro branco com uma mancha marrom fazendo xixi em uma parede azul.

Cachorros também podem sofrer de Cistite. – Foto: Internet/Reprodução ND

O que é a cistite?

Cistite é o termo médico usado para designar uma inflamação ou infecção da bexiga. Em geral, a doença é causada por uma bactéria presente no intestino, a Escherichia coli, que passa de forma irregular para a bexiga.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, cerca de 8 em cada 10 casos de infecção urinária estão relacionados à bactéria Escherichia coli. Porém, essa condição também pode ser provocada por outros microorganismos na região. Alguns sintomas da doença são:

  • Dor ao urinar;
  • Aumento da vontade de urinar;
  • Presença de sangue na urina;
  • Desconforto na região pélvica;
  • Sensação de pressão na barriga;
  • Febre pouco elevada.

Cistite em cachorros

Em cachorros a doença se manifesta de uma forma parecida com os humanos.

Um cachorrinho pequeno sentado em um sofá do lado de uma poça de xixi.

Caso seu cãozinho faça xixi dentro de casa, saiba que isso pode ser indício de uma Cistite

Geralmente o sintoma mais visível da doença em cães é o desejo constante de urinar, mas em pouca quantidade e, dependendo da gravidade do problema, pequenas gotinhas que podem ser acompanhadas de sangue.

Existem outros fatores que podem causar a cistite canina, alguns como:

  • Pedra nos rins (cálculos renais);
  • Tumores na bexiga;
  • Diabetes (facilita a proliferação das bactérias devido ao alto nível de glicose no sangue);
  • Medicamentos e tratamentos que diminuem o sistema imunológico, como a quimioterapia.

Fazer xixi dentro de casa pode ser cistite

Alguns sinais de que o cachorro pode ter cistite é se ele for acostumado a fazer xixi somente na rua e começar a fazer também dentro de casa. Então, caso seu cãozinho faça xixi dentro de casa, saiba que isso pode ser indício da doença e não do mau comportamento do animal.

Outra forma de identificar a doença no cão é quando ele está mais hiperativo que o normal, andando de um de lado. Além disso também a vontade de urinar e choramingar ao tentar fazer xixi.

Tratamento da cistite em cachorros

Felizmente a Cistite é uma doença que, com tratamento adequado, pode ser curada. Ao identificar os primeiros sintomas o animal deve ser levado ao veterinário e nunca ser tratado com remédios caseiros, que podem até agravar o quadro do animal.

O veterinário geralmente faz um exame clínico (de apalpação), para identificar a doença. Ele também deve pedir amostras da urina e ultrassom para detectar as prováveis causas da doença e encaminhar o melhor tratamento.

Na maioria dos casos de cistite canina são receitados antibióticos. Mas a homeopatia, um tratamento terapêutico que atua nos problemas físicos e comportamentais, também pode tratar a doença.

Além disso, incentivar que o cachorrinho beba bastante água durante e depois do tratamento é fundamental.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.