Cuidado com as palavras! Com Mercúrio retrógrado, é hora de investir na comunicação não-violenta

A astrologia alerta: não é hora de falar qualquer coisa de qualquer jeito! Nos próximos dias, especificamente entre 23 de agosto e 15 de setembro, Mercúrio ficará retrógrado em Virgem e esse será um período em que a nossa comunicação e interações sociais podem ser afetadas de maneira intensa. De acordo com o Astrolink, nesta fase é comum estarmos mais críticos, sarcásticos e propensos a apontar o dedo em direção aos outros. E, assim, se as palavras soarem mais afiadas, o ambiente estará propício para mal-entendidos e conflitos.

O Astrolinkexplica que Mercúrio Retrógrado nos convida a repensar tanto na nossa comunicação com os outros, como também nos leva a refletir sobre como nos comunicamos internamente. A autoaceitação e a autocompaixão devem ser valorizadas e perguntas essenciais precisam ser feitas: Será que tratamos a nós mesmos da mesma maneira que tratamos os outros? Como valorizamos nossa própria voz interior?

Neste período, em que as emoções podem ser traduzidas de forma ríspida e até mesmo sem filtro, é prudente praticar a comunicação não-violenta, um conceito que valoriza a empatia, a ponderação e a escolha consciente das palavras antes de falarmos. A prática também diz respeito à nossa interação com os outros, a maneira como nos apresentamos ao mundo e, durante um período de Mercúrio Retrógrado, a reflexão sobre como nos vendemos e como estabelecemos conexões ganha destaque.

Encarar a comunicação não-violenta como uma ferramenta valiosa, que nos permite suavizar palavras e transformar confrontos em diálogos construtivos, nos ajuda a interpretar sentimentos e preocupações de maneira clara e empática.

O Astrolink separou algumas dicas para passar por esse período de Mercúrio Retrógrado de maneira mais suave:

Pratique a escuta empática: ao se envolver em uma conversa, concentre-se verdadeiramente na outra pessoa. Preste atenção não apenas às palavras que ela está dizendo, mas também aos sentimentos e às necessidades não expressas. Evite interromper ou formular respostas antes de a outra pessoa concluir sua fala.

Use observações neutras: quando expressar seus sentimentos e preocupações, comece com observações neutras e objetivas. Em vez de fazer julgamentos ou críticas, descreva a situação ou o comportamento específico que está causando sua reação. Isso ajuda a evitar que a conversa seja imediatamente carregada de emoções negativas e abre espaço para um diálogo mais construtivo.

Conecte-se com necessidades e solicite de forma positiva: identifique tanto as suas necessidades quanto as da outra pessoa. Em vez de culpar ou acusar, explique como você se sente em relação à situação e quais necessidades não estão sendo atendidas. Se for preciso pedir algo, faça de maneira clara e positiva, além de se certificar de que o pedido seja específico e realizável.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.