Prefeito é afastado suspeito de usar pagamento de servidor para financiar campanha

Foto: Câmara de Vereadores de Sangão

Operação da Polícia Civil afastou 9 servidores de prefeitura no Sul de SC

O prefeito reeleito de Sangão, no Sul de Santa Catarina, Castilho Silvano (PP) foi afastado do cargo na manhã desta quinta-feira (7) durante uma operação da Polícia Civil (PCSC) que apura a contratação irregular de serviços de assessoria de comunicação e gerenciamento de mídias sociais, além do uso de do município para financiamento de campanha.

Outros oito servidores também foram afastados dos cargos, além de serem alvos de mandados de busca e apreensão, sequestro de valores, proibição de manterem contato entre si e outras medidas cautelares diversas da prisão expedidas pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina através da 3° Câmara Criminal.

 

A investigação que levou à Operação “Propagare” descobriu que um dos investigados passou a prestar serviços publicitários para a Prefeitura de Sangão a partir de dezembro de 2023, sem contrato oficializado. Para viabilizar o pagamento pelos serviços, em fevereiro de 2024, os investigados abriram uma despensa de licitação.

A Polícia Civil avaliou que o certame apresentava diversas inconsistências legais. Além disso, os serviços pagos com recursos públicos tinham por objetivo financiar a campanha eleitoral do prefeito, que se reelegeu nas eleições de 2024.

Foto: PCSC/Divulgação

A Prefeitura de Sangão afirma que ainda está se inteirando do caso e não possui maiores informações.

As diligências cumpridas hoje foram coordenadas pela 2° Delegacia Especializada no Combate à Corrupção (DECOR) e contaram com o apoio de mais de 80 policiais civis.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Adicionar aos favoritos o Link permanente.