
As guias de arrecadação do IPTU 2025 estão disponíveis para os contribuintes que possuem propriedades em Florianópolis. A partir desta segunda-feira (11), o imposto poderá ser pago em cota única, com descontos de até 20%. Uma novidade deste ano é a opção de pagamento via Pix, que proporciona praticidade e rapidez aos contribuintes.

Pagamento do IPTU 2025 em Florianópolis poderá ser realizado a partir desta segunda-feira (11) – Foto: Divulgação/Jacson Botelho
Para que desejar parcelar o pagamento do tributo, o valor não terá desconto, mas pode ser feito em 10 vezes, com vencimento a partir de 5 de março do próximo ano.
“Cada contribuição garante os serviços públicos essenciais, que beneficiam a comunidade e promovem o desenvolvimento sustentável da nossa cidade. Ao cumprir com o IPTU, o cidadão se torna parte ativa na construção de uma Florianópolis melhor para todos”, afirma a secretária da Fazenda de Florianópolis, Michele Roncalio.
Veja prazos para pagamento do IPTU 2025:
Os boletos para pagamento do IPTU 2025, em Florianópolis, já podem ser acessados através do portal da Prefeitura Municipal de Florianópolis. O contribuinte deverá acessar a aba Cidadão Web, com a inscrição imobiliária do imóvel, login e senha cadastrados, ou por meio do Gov.br.

Pagamento antecipado garante desconto de 20% no IPTU 2025 em Florianópolis – Foto: PMF/ Reprodução/ ND
O pagamento, em cota única, que terá desconto de até 20%, poderá ser feito através do boleto, ou via Pix, nos seguintes prazos:
- 6 de janeiro de 2025: pagamento em cota única com desconto de 20%;
- 20 de janeiro de 2025: prazo estendido para contribuintes com tributos em dia até 30 de setembro de 2024;
- 5 de fevereiro de 2025: pagamento em cota única com desconto de 10%;
- 5 de março de 2025: pagamento em cota única com desconto de 5%
A Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos (TCRS) também poderá ser paga via Pix, tanto em cota única, até 5 de março (sem desconto), quanto parcelada em 10 vezes, com as mesmas datas de vencimento do IPTU.
Além do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana e da Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos, o pagamento por Pix foi expandido para o ITBI, algumas taxas municipais e o ISS Fixo.