
A cebola é uma poderosa aliada para a saúde da pele e prevenção de rugas. Comumente associada a ensopados, saladas e outros pratos cozidos, poucas pessoas conhecem os benefícios de consumi-la crua e incluí-la regularmente na dieta.

Cebola contém muitos benefícios para o corpo – Foto: Reprodução/ND
A partir dos 25 anos, o corpo começa a reduzir naturalmente a produção de colágeno, uma proteína essencial para manter a firmeza e elasticidade da pele.
Segundo a Mayo Clinic, a diminuição do colágeno favorece o surgimento de linhas de expressão e perda de firmeza, e este processo se intensifica especialmente após os 40 anos. Por isso, é fundamental encontrar formas de estimular a produção de colágeno naturalmente.

Diminuição do colágeno favorece o surgimento de linhas de expressão – Foto: Canva/Divulgação/ND
Como a cebola crua potencializa a produção de colágeno
Consumir cebola crua é uma maneira simples e eficaz de estimular a produção de colágeno. Rica em compostos antioxidantes e com propriedades anti-inflamatórias, a cebola não só ajuda a manter a firmeza da pele, mas também combate os radicais livres que aceleram o envelhecimento. Além disso, é uma excelente fonte de vitaminas e minerais que fortalecem a pele, o cabelo e as unhas.
A produção de colágeno no corpo depende de nutrientes específicos, e a cebola é rica em antioxidantes como a quercetina, que exerce um papel essencial nesse processo.

Rica em compostos antioxidantes e com propriedades anti-inflamatórias, a cebola combate os radicais livres que aceleram o envelhecimento – Foto: Pixabay/Reprodução/ND
A quercetina ajuda a proteger a pele contra danos externos e reduz inflamações, promovendo uma aparência mais jovem e saudável. Embora o sabor da cebola crua possa ser forte, é possível adicioná-la a saladas, sucos ou até mesmo em sucos verdes para facilitar o consumo regular.
Hábitos saudáveis
Além da alimentação, hábitos saudáveis são fundamentais para maximizar a produção de colágeno e manter a pele saudável.
- Beber água regularmente;
- Ter uma boa noite de sono;
- Praticar atividades físicas.
Embora cremes e tratamentos estéticos ofereçam resultados temporários, fortalecer a pele de dentro para fora, com alimentos ricos em nutrientes é a alternativa mais sustentável e natural para manter a pele jovem e saudável.