Holanda vai fechar fronteiras com a União Europeia para controlar imigrantes

Fechamento de fronteiras tem o objetivo de conter a imigração ilegal. Imagem: Reprodução / Redes Sociais.

A medida começa em dezembro e a princípio a previsão é que deve durar seis meses

A partir do dia nove de dezembro as fronteiras terrestres da Holanda com a União Europeia (UE) serão fechadas. A medida, anunciada na última segunda-feira (11), vai ser adotada pelo governo holandês para controlar a imigração ilegal no país. O controle deve durar seis meses.

Assim, viajantes provenientes da Bélgica ou da Alemanha, que fazem fronteira terrestre com a Holanda, não poderão mais entrar no território holandês sem passar pelos controles de fronteira estabelecidos pelo país. A medida foi aprovada pelo Conselho de Ministros e a mudança já foi informada para Comissão Europeia, o Parlamento Europeu e os demais Estados-membros.

A ministra de Asilo holandesa, Marjolein Faber, afirmou que os controles serão realizados, com a preocupação de causar o menor impacto possível nas questões econômicas e no trânsito de trabalhadores na fronteira. Já nos aeroportos, os controles ocorrerão em voos específicos considerados como “de risco” de migração irregular ou de atos criminosos.

O país afirmou que os controles ocorrem devido “circunstâncias excepcionais” provocadas pelo “alto fluxo de solicitantes de asilo”. Mas em contrapartida, dados do Escritório Central de Estatísticas, apontam que ocorreram 8.100 solicitações, ou seja, 23% a menos de pedidos de asilo no terceiro trimestre deste ano. Outras medidas também serão adotadas. Dentre elas: o fim da permissão de residência indefinida para refugiados e a redução da permissão temporária para três anos.

‘O Conto da Aia’ e ‘Jogos Vorazes’ podem ser banidos nos EUA? Entenda

Medo pela implantação do “Projeto 2025” impulsiona venda de obras distópicas no país norte americano

O recente aumento nas vendas de obras ficcionais distópicas nos Estados Unidos está sendo impulsionado pelo temor em torno do Projeto 2025, um plano desenvolvido por aliados de Donald Trump, que visa realizar mudanças drásticas na estrutura governamental e cultural do país. Embora não sendo confirmada a adoção da proposta no novo mandato, gerou especulações de que certas obras literárias, especialmente aquelas que tratam de temas de opressão, poderiam ser banidas nos próximos anos.

O compartilhamento nas redes sociais de listas falsas…

Continue lendo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.