

Vídeo mostra obras de limpeza emergencial na barragem de José Boiteux – Foto: Divulgação/SECOM/ND
As obras de limpeza da Barragem de José Boiteux avançam no Alto Vale do Itajai, desde segunda-feira (28). Novas imagens divulgadas pelo Governo de Santa Catarina mostram máquinas e os profissionais que trabalham na remoção de galharia nas tulipas e nas galerias de descarga.
Durante uma vistoria realizada em março, a Celesc encontrou troncos e lixo obstruindo a estrutura. Segundo a Defesa Civil, o material atrapalha o escoamento da água, aumenta o nível da montante e dificulta manutenções preventivas, oferecendo risco à segurança da barragem.
A ação tem como objetivo baixar o nível da água nas comportas e permitir o acesso da equipe técnica para concluir a vistoria. Com isso, será possível finalizar o relatório com as intervenções necessárias para retomar a operação da barragem.
Vídeo mostra limpeza na barragem de José Boiteux
Vídeo mostra obras de limpeza emergencial na barragem de José Boiteux – Vídeo: Divulgação/SECOM/ND
Obras devem ser concluídas em até 10 dias, diz secretário
As obras de limpeza das tulipas e das galerias de descarga devem ser concluídas entre sete a dez dias, segundo o Secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt.
O ex-prefeito de Blumenau esteve na Barragem Norte, na tarde de segunda-feira (28), para acompanhar de perto o início das obras. Durante a visita, Hildebrandt destacou a relevância estratégica da obra, que integra o plano de mitigação de desastres na região.

Obras de limpeza devem ser concluídas em até 10 dias, diz secretário- Foto: Divulgação/SECOM/ND
“Esse trabalho é fundamental para que a gente consiga, no curto espaço de tempo, iniciar o trabalho de revitalização integral na Barragem de José Boiteux, devolvendo assim a segurança para o Médio Vale e para a Foz do Rio Itajaí-Açu”, afirmou Hildebrandt.
Com a conclusão da limpeza, as obras de manutenção devem avançar mais rapidamente nas próximas semanas, aumentando a capacidade de resposta da barragem diante de eventos climáticos extremos.
Obra é realizada em paralelo a um convênio

Limpeza é necessária para iniciar processo de manutenção na barragem – Foto: SPDC/Divulgação/ND
Além dessa ação, a limpeza da Barragem de José Boiteux ocorre em paralelo a um convênio firmado entre o Governo do Estado e a Prefeitura de José Boiteux para a construção de 43 casas destinadas à comunidade indígena local.
Ao todo, serão 10 casas em Vitor Meireles e 33 em José Boiteux, além de duas igrejas e duas casas paroquiais, uma em cada cidade.