• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Ex-jogador ctarinense Filipe Luís é homengeado na alesc

Uma sessão especial promovida pelo Parlamento catarinense na noite desta segunda-feira (20) homenageou o atleta catarinense Filipe Luís Kasmirski, 38 anos. A iniciativa, que foi proposta pela Mesa da Casa e aprovada por unanimidade pelos 40 parlamentares, reuniu familiares, amigos, admiradores e muitas crianças e jovens fãs do ex-jogador de futebol, no Palácio Barriga Verde.

Um vídeo com a trajetória de vida do homenageado, apresentando depoimentos de pessoas que estiveram presentes em sua trajetória profissional, como atletas e treinadores, ilustrou um dos momentos mais emocionantes do evento. Como destacaram os deputados proponentes da homenagem, Dr. Vicente Caropreso (PSDB) e Antídio Lunelli (MDB), o objetivo dessa solenidade foi reconhecer a história de sucesso do ex-jogador no futebol.

Exemplo
Lunelli destacou a humildade de Filipe e os projetos sociais que o ex-atleta desenvolve em Jaraguá do Sul.

“Ele não é simplesmente um jogador, ele representa um atleta completo, o verdadeiro atleta brasileiro, pelo seu lado humano, pela sua família, pela sua simplicidade, pela humildade e pelo grande trabalho que ele desempenha em Jaraguá do Sul”, destacou o parlamentar, afirmando que a homenagem é muito merecida. “É um homem que representa os atletas brasileiros, pelo seu legado. Estamos muito orgulhosos. É uma honra o Parlamento poder prestar essa homenagem”, concluiu.

Dr. Vicente ressaltou o carisma que Filipe Luís tem com as crianças. “Ele é um exemplo de atleta. Filipe Luís tem um comportamento exemplar dentro e fora de campo. Estamos testemunhando as crianças aqui querendo tirar foto com ele, gravar vídeos, enfim, ele é um atleta diferente”, pontuou Caropreso, que definiu o homenageado como “exemplo de jaguarense e de catarinense”.

“Com toda humildade, chegou onde chegou, com apoio da família, com passagens pelo futebol internacional e Seleção Brasileira.   Essa homenagem é para ele e para as pessoas que fizeram a diferença na vida dele. De Jaraguá para o mundo”, afirmou.

Também participou do evento o deputado Emerson Stein (MDB), que também fez questão de prestar seu reconhecimento à trajetória de sucesso do atleta, avaliando que “Filipe Luís é uma personalidade que é exemplo para Santa Catarina”. “Pela sua caminhada vitoriosa e por tudo o que representou e representa é uma inspiração para todos nós, em especial para os jovens e crianças”, disse.

O homenageado Filipe Luís disse que tudo o que conquistou foi resultado da educação familiar e de ter a sorte de ter nascido em uma cidade como Jaraguá do Sul e num estado como Santa Catarina.

“Quem me conhece sabe que não gosto de olhar muito para trás, mas realmente estou muito feliz com a minha trajetória que me deixa muito orgulhoso, respeitando a minha essência, de onde eu vim, por tudo o que passei, para poder chegar aonde cheguei, estou orgulhoso. Foi primordial a educação que recebi, a cidade que nasci e o meu estado, que me forjaram como um ser humano integro”, avaliou, destacando o apoio de sua família. “Estou muito feliz por essa homenagem. A partir de agora, os desafios serão outro”, informou.

Trajetória
Natural de Jaraguá do Sul, o atleta conquistou uma carreira vitoriosa no futebol mundial, com passagens em clubes internacionais europeus, como o Chelsea (Inglaterra) e Atlético de Madrid (Espanha). No Brasil, o atleta estreou no futebol profissional no Figueirense, em 2000.

Aposentado dos gramados desde o fim do ano passado, o ex-lateral hoje é técnico do time sub-17 do Flamengo. Como jogador, foi um dos maiores nomes da história do clube carioca, pelo qual conquistou 10 títulos e fez 175 jogos de 2019 a 2023, com 111 vitórias.

Filipe Luís iniciou a carreira na equipe de futsal de Jaraguá. O talento logo chamou a atenção, e ele foi convocado para a seleção catarinense sub-15. Despertou o interesse também do Figueirense, que o contratou para suas divisões de base do futebol de campo.

Fez sucesso na Espanha, defendendo o Deportivo La Coruña e Atlético de Madrid, onde também se tornou ídolo. Pela seleção brasileira, disputou a Copa do Mundo de 2018, na Rússia, além de ser campeão da Copa América de 2019.

Homenageados

  • Filipe Luís Kasmirsk
  • Clube de Regatas do Flamengo, representado pelo embaixador Eustáquio Domingos Torres
  • Figueirense Futebol Clube, representado pelo presidente José Tadeu da Cruz
  • Associação Desportiva Jaraguá, representada pelos senhores Patrick Gay Merci e Alvori da Rosa
  • Diretor-executivo do Figueirense Futebol Clube, Marco Aurélio Cunha
  • Ex-técnico do Figueirense Abel de Souza Ribeiro
  • Coordenador do Centro de Treinamento Filipe Luis, Manoel Dalpasquale
Adicionar aos favoritos o Link permanente.