Barco pirata e Dias Velho: a origem do nome do bairro Ingleses, em Florianópolis

Peças do barco que naufragou nos Ingleses estão expostas no Museu do Naufrágio

Nome do bairro tem origem em embarcação pirata inglesa (Foto: Tiago Ghizoni, Arquivo NSC)

O bairro Ingleses, no Norte de Ilha de Santa Catarina, tem crescido cada vez mais, e virou praticamente uma cidade dentro de Florianópolis. Mas o nome do bairro não tem relação com quem mora atualmente lá — na verdade, o que deu origem à nomenclatura foi uma embarcação estrangeira que acabou afundando no local.

No século XVII, um barco pirata naufragou no Norte da Ilha, no que hoje é a Praia dos Ingleses. A ONG Projeto de Arqueologia Subaquática (PAS) fez a descoberta através de evidências arqueológicas. A embarcação foi encontrada em 1989, na ponta direita da praia. O barco era inglês, e daí vem o nome do bairro.

Dentro deste navio, inclusive, estavam ainda louças, ossos e balas de canhão. As peças encontradas estão expostas no Museu do Naufrágio, que fica nos Ingleses.

Os piratas a bordo da embarcação teriam saqueado colônias espanholas no Pacífico, de 1684 a 1687. Numa tentativa de voltar à Inglaterra, eles vieram parar na antiga Desterro.

Ao chegar, o dono do barco, Thomas Frins, foi capturado pelo fundador da vila, o ex-bandeirante Francisco Dias Velho. Frins e seus homens foram enviados para Santos. Dois anos depois, eles voltaram a Desterro, invadiram a vila, e assassinaram Dias Velho. As informações estão na tese de mestrado de Angelo Renato Biléssimo, na Universidade de Lisboa.

Veja fotos da Praia dos Ingleses

The post Barco pirata e Dias Velho: a origem do nome do bairro Ingleses, em Florianópolis first appeared on Jornal Floripa – ECM.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 

[email protected]