O município de Florianópolis (SC) receberá a nova turnê do espetáculo “O ovo, a galinha e a máquina de escrever”, do Coletivo Mar Cultural. A peça-homenagem à autora Clarice Lispector terá apresentações gratuitas em escolas públicas de oito cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul nos meses de junho e julho deste ano. O projeto conta com o patrocínio da Statkraft, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
As apresentações da turnê na capital catarinense iniciam na terça-feira, 11 de junho, e seguem até sexta, dia 14. Serão contemplados mais de 1.100 alunos da cidade das escolas Brigadeiro Eduardo Gomes, Tapera, Maria Conceição e Osvaldo Machado. Além disso, haverá uma oficina de Escrita Criativa para alunos da Educação para Jovens e Adultos (EJA) da Escola Adotiva Liberato Valentim no dia 3 de julho.
Ao todo, o projeto contará com 24 apresentações e três oficinas de escrita. Além de Florianópolis, as cidades contempladas pela iniciativa são: São José, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas e São Pedro de Alcântara, em Santa Catarina, e Nonoai, Faxinalzinho e Erval Grande, no Rio Grande do Sul. Duas apresentações terão acessibilidade em Libras.
*Espetáculo-brincadeira*
“O ovo, a galinha e a máquina de escrever” explora o universo de Clarice Lispector, sua vida e obra, fazendo do teatro um grande brinquedo de montar e desmontar narrativas, movimentos, imagens, palavras e símbolos. O espetáculo-brincadeira é indicado para todas as idades, com foco no público de 6 a 11 anos. A peça, que tem no elenco as atrizes Marina Monteiro e Loren Fischer, já circulou por alguns estados brasileiros, com 125 apresentações gratuitas em escolas públicas. A iniciativa pretende aproximar as crianças da literatura e da obra da autora Clarice Lispector.
“Precisamos celebrar as nossas escritoras e Clarice Lispector possui uma produção para infância muito potente, que respeita a curiosidade e a inteligência da criança. Esperamos que a circulação deste espetáculo seja uma porta aberta para que as crianças conheçam a literatura que Clarice criou para elas, que abram seus livros e deixem correr solta a imaginação, que brinquem e que se sintam respeitadas em suas infâncias”, afirma Marina Monteiro, atriz e dramaturga da peça.
Aline Marques Ohira, Gerente de Social e Governança da Statkraft, patrocinadora do projeto, destaca: “É com grande satisfação que apoiamos o projeto Clarice Lispector nas Escolas, pois acreditamos que experiências culturais ricas e diversificadas são essenciais para a formação integral das crianças, estimulando sua imaginação, criatividade e capacidade crítica. O compromisso da Statkraft é atuar em todos os pilares da sustentabilidade, gerando energia limpa e promovendo o desenvolvimento humano e social onde estamos presentes. Juntos, é possível construir um futuro melhor para todos.”
O espetáculo “O ovo, a galinha e a máquina de escrever” é uma realização do Coletivo Mar Cultural, de Florianópolis, cuja motivação é circular arte e cultura por diversos lugares, a partir do encontro entre linguagens e pessoas. Mais informações no site www.coletivomarcultural.com ou Instagram @coletivomarcultural.
*Sinopse:*
“O ovo, a galinha e a máquina de escrever” é uma peça-homenagem, um teatro-brincadeira e uma grande dança pelo universo da vida e da obra de Clarice Lispector. Nesse território, teremos direito à filosofia, ao humor, a dançar feito galinha, a viver uma dor de amor, ao nascimento, à morte, ao ovo, à palavra, ao tempo e lá vai. Ao começar essa brincadeira, que a gente esteja preparada para errar, porque é o erro muitas vezes o nosso caminho. Errar com a alegria de um brincante que ainda acredita na poesia, no afeto e na vida humana compartilhada; com a alegria de quem não cansa de se perguntar: quem nasce primeiro, o ovo ou a galinha? Essa peça é antes de tudo uma pergunta, cuja resposta é o menos importante.
*Confira a programação do projeto:*
*Apresentações teatrais:*
Dia 10/06 – São José
Dias 11, 12, 13 e 14/06 – Florianópolis
Dia 17/06 – Faxinalzinho
Dias 18 e 19/06 – Nonoai
Dias 20 e 21/06 – Erval Grande
Dia 24/06 – Santo Amaro da Imperatriz
Dia 25/06 – Águas Mornas
Dia 26/06 – São Pedro de Alcântara
*Oficinas de Escrita Criativa:*
Dias 1 e 02/07 – São José
Dia 03/07 – Florianópolis
*Ficha técnica:*
Dramaturgia: Marina Monteiro
Direção: Loren Fischer
Elenco: Marina Monteiro e Loren Fischer
Figurinos e Adereços: Adriana Bernardes
Cenografia: Carlos Eduardo Martins
Trilha Sonora: Carlos Roberto Jr.
Identidade Visual: Paula Albuquerque
Assessoria de Imprensa: Karoline Gonçalves e Maikeli Alves
Produção Executiva: Marina Monteiro
Direção de Produção: Raquel Stüpp
Assistente de Produção: Nataly Delacour