FOTOS: Pássaro raro em Florianópolis é flagrado em área de mata intocada

Pássaro foi avistado no último sábado (15)

Ave é nativa da Mata Atlântica (Foto: Lucas Amorelli, DC)

Não é fácil ver um trepador-sobrancelha (Cichlocolaptes leucophrus) na natureza. Não que ele esteja em extinção, pelo contrário. É que, atualmente, ele ficou restrito a uma área praticamente intocada de Mata Atlântica no Ribeirão da Ilha, no Sul da Ilha de Santa Catarina. Mesmo de observação difícil, o pássaro foi localizado e fotografado no último sábado (15).

Guilherme Thielen, que atua com turismo de observação de aves (isso quando não está trabalhando em uma empresa de tecnologia), conta que o registro é um dos poucos feitos do pássaro em Florianópolis.

— O sertão do Ribeirão da Ilha é um dos locais mais bem preservados da ilha. Inclusive, é um dos únicos locais atualmente da ilha que tem uma mata primária ainda, que não foi tocada pelo homem. E por isso, é o único local da ilha que ainda possui algumas espécies que não ocorrem na ilha toda — afirma.

É o caso do trepador-sobrancelha, que ficou restrito àquela região. Mesmo lá, a observação ainda não é comum. Muitas vezes, se ouve o canto da ave, mas é difícil vê-la. Quando Guilherme e o fotógrafo do Diário Catarinense, Lucas Amorelli, avistaram o animal, o sentimento foi de euforia.

— Tivemos muita felicidade, de mal chegar no local e ele já estava cantando. Eu consegui atrair a ave para ele conseguir fazer a fotografia — conta Guilherme.

De acordo com o observador de aves, o fotógrafo do DC é apenas a 13ª pessoa a conseguir fazer o registro do animal em Florianópolis.

Em outros locais do país, a observação não é tão difícil. Mas, na Ilha, acabou restrita a uma pequena área de mata natural e por isso a raridade.

Veja as fotos deslumbrantes do pássaro

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 

[email protected]