Eleições 2024: PL oficializa Andresa Ribeiro como candidata à Prefeitura de Araranguá

O PL (Partido Liberal) confirmou neste sábado (4), durante convenção partidária, o nome de Andresa Ribeiro como candidata da legenda à Prefeitura de Araranguá. A oficialização ocorreu no Salão Comunitário do bairro Alto Feliz. O partido tem até 15 de agosto para enviar os dados à Justiça Eleitoral.

Araranguá terá chapa de direita com Andresa Ribeiro (PL) e Márcio Tubinho (PP) – Foto: Divulgação/ND

Márcio Tubinho (PP) será o candidato a vice na chapa. A convenção não confirmou outros partidos na coligação.

Na convenção, Andressa falou sobre sua aspiração como candidata a prefeita. “Nós estamos iniciando uma caminhada para governar Araranguá por inteiro, não apenas para A ou B, para todos os 29 bairros. Nossa campanha será feira com muita honestidade e mostrando a verdade para as pessoas”, disse.

De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), os pretensos candidatos precisam ter os nomes aprovados em convenções para terem seus documentos enviados à Justiça Eleitoral, responsável por julgar e homologar as candidaturas.

Quem é Andresa Ribeiro, candidata do PL à prefeitura de Araranguá

Andresa Ribeiro, 48 anos, é advogada e recentemente deixou a gerência regional de Saúde do Extremo Sul de Santa Catarina para disputar o pleito. Em 2020, concorreu como deputada estadual e conquistou a suplência.

Candidata a prefeita de Araranguá, Andresa Ribeiro (PL), com ex-presidente Jair Bolsonaro – Foto: Divulgação/ND

Entre as pautas que Andresa pretende defender estão a redução da burocracia, dos impostos, e o incentivo ao empreendedorismo. Com a experiência de ter ocupado o cargo de gerente regional de Saúde do Extremo Sul catarinense, a candidata também citou a meta de melhorar o atendimento público municipal, especialmente com o aumento na oferta de especialidades.

Eleições 2024: O que faz um prefeito?

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, o prefeito tem a função de administrar a cidade por meio da arrecadação de taxas e impostos para custear as políticas públicas em diversas áreas de competência do município, como:

  • Limpeza;
  • Iluminação pública;
  • Sistema de transporte urbano;
  • Serviços de saúde municipal;
  • Educação infantil e ensino fundamental;
  • Formação da guarda municipal.

Cabe ao administrador municipal validar as leis aprovadas na Câmara Municipal (Câmara dos Vereadores) e também vetar e elaborar propostas de lei, quando necessário.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.