Centro de Memória do TRE-SC conta com acervo riquíssimo

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) tem um acervo riquíssimo de documentos relacionados à Justiça Eleitoral. O material reúne relíquias como títulos de eleitor do fim do século 19, cédulas de papel usadas nas votações e urnas de madeira e de lona.

Centro de Memória traz peças históricas da Justiça Eleitoral catarinense

Urna eleitoral de madeira do tempo da votação em cédulas de papel – Foto: Acervo do Centro de Memória Desembargador Adão Bernardes/TRE-SC/ND

O atual Centro de Memória Desembargador Adão Bernardes nasceu em 1999, na gestão do desembargador Wilson Eder Graf, denominado Museu da Justiça Eleitoral Catarinense.

Logo após sua criação, o TRE-SC passou a selecionar, organizar e restaurar documentos e objetos para integrar seu acervo. O trabalho contou com a participação de vários servidores da sede do tribunal e de chefes de cartórios das zonas eleitorais espalhadas pelo Estado.

Centro de Memória incorporou novas atividades

O novo nome foi dado em 2000 e o centro incorporou mais atividades voltadas não apenas à preservação, mas também à educação social. Em 15 de março daquele ano, foi inaugurada, no espaço ao lado da sala de sessões, a exposição de longa duração.

Entre 2011 e 2012, a exposição foi transferida para o prédio dos cartórios eleitorais de São José. No entanto, pela sua importância, em 2014 a exposição voltou para o prédio da Sede do Tribunal, ao lado da sala de sessões, no Centro de Florianópolis.

Em 9 de março de 2020, por ocasião de seus 20 anos, a exposição foi reinaugurada. O foco da modernização da exposição de longa duração foi a ampliação do circuito expositivo com a inserção de novas peças, de um discurso visual e de elementos como imagens, luz e som.

O Centro de Memória é especializado em bens culturais de valor histórico e entre suas finalidades estão colecionar, classificar, preservar e expor elementos expressivos para a Justiça Eleitoral catarinense.

Por meio do acervo, é possível acompanhar a evolução dos títulos eleitorais, das urnas – desde a de madeira até a eletrônica –, das cédulas eleitorais, dos sistemas de apuração e de alistamento de eleitores, além da evolução dos móveis e objetos que representam diversas épocas da Justiça Eleitoral catarinense.

Em 2022, parte do acervo do Centro de Memória foi apresentada numa exposição na Assembleia Legislativa comemorativa aos 90 anos do TRE-SC.

No flickr do TRE-SC é possível conhecer parte do acervo do Centro de Memória por categoria: mobiliário, objetos e documentos.

*Com informações do TRE-SC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.