
O Brasil confirmou os primeiros dois óbitos causados pela febre Oropouche e despertou o alerta para a doença no mundo inteiro. Como os casos são inéditos, ainda não há confirmação de como o quadro de saúde das pacientes evoluíram de forma tão grave e como a febre Oropouche mata.

Febre Oropouche causa alerta no Brasil – Foto: Divulgação/Fiocruz/ND
As mortes foram de duas mulheres no interior do estado da Bahia, com menos de 30 anos, sem comorbidades, mas que tiveram sinais e sintomas semelhantes a um quadro de dengue grave.
Também foi confirmada no Brasil a primeira morte fetal, em Pernambuco. A mulher de 28 anos estava na 30ª semana de gestação (sete meses) e apresentou sintomas similares aos da doença.
Esse é o primeiro caso confirmado de morte por transmissão vertical no mundo, segundo o Ministério da Saúde.
A pasta informou também que estão em investigação oito casos de transmissão vertical de febre Oropouche. São quatro casos em Pernambuco, um na Bahia e três no Acre.
O Brasil tem hoje 7.286 casos registrados da doença, em 21 estados. A maior parte das confirmações da doença são dos estados do Amazonas e Rondônia. Em Santa Catarina, uma morte está em investigação.

Doença infectou paciente no RJ e deixou autoridades em alerta – Foto: Reprodução/Labclasspardini/ND
O que é febre Oropouche e qual sua origem?
A febre Oropouche é uma zoonose causada pelo vírus oropouche, diagnosticado pela primeira vez no Brasil na década de 1960. Trata-se de uma doença já conhecida, cuja circulação ocorre na região amazônica há dez anos.
A febre Oropouche é transmitida aos seres humanos principalmente pela picada do mosquito Culicoides paraensis, inseto que tem um ciclo silvestre e um ciclo urbano. O vírus que infecta os mosquitos circula entre hospedeiros mamíferos, como macaco, bicho preguiça e seres humanos.
Como a febre Oropouche mata?
A Secretaria de Saúde da Bahia divulgou que as pacientes tiveram um início abrupto de febre, dor de cabeça, dor retro orbital e mialgia, que rapidamente evoluíram para sintomas graves, incluindo dor abdominal intensa, sangramento e hipotensão.

Ministério da Saúde afirmou que mortes são inéditas – Foto: Divulgação/ND
Após investigação e confirmação das mortes no Brasil, o Ministério da Saúde emitiu uma nota dizendo que, até então, “não havia relato na literatura científica mundial sobre a ocorrência de óbito pela doença”.
Os casos são inéditos e ainda não há confirmação sobre como a febre Oropouche mata. Contudo, a doença está sendo comparada com a dengue e Chikungunya
Sintomas da febre Oropouche
A febre Oropouche pode causar até hemorragia nas partes íntimas, afirmam especialistas, mas, no geral, os sintomas da doença são semelhantes aos da dengue e da chikungunya, e incluem:
- Dor de cabeça;
- Dor muscular;
- Dor nas articulações;
- Náusea;
- Diarreia.
Segundo o Ministério da Saúde, a Febre Oropouche não possui tratamento específico, contudo, o paciente deve permanecer em repouso e ter acompanhamento médico.