
O bairro Praia Brava, em Itajaí, Litoral Norte de Santa Catarina, foi alvo da operação do programa “Silêncio é Saúde”, realizada pela Polícia Militar e pela Guarda Municipal, na madrugada do último domingo (04).
Segundo a PM, o local vem apresentando aumento nos índices de perturbações e desordens. A causa seria a vinda de pessoas de toda região em busca de estabelecimentos abertos durante a madrugada.

Operação do programa “Silêncio é Saúde” fiscaliza estabelecimentos e veículos na Praia Brava, bairro de Itajaí – Foto: PMSC/ Divulgação
Isto também acontece porque em Balneário Camboriú, cidade vizinha, entrou uma Lei em vigor que limita o funcionamento de conveniências e tabacarias até meia noite.
PM faz 18 autuações na Praia Brava
Conforme informações da PM, foram feitas diversas abordagens a estabelecimentos e pessoas, além de 18 autuações relacionadas a veículos que estavam causando incômodos, como motocicletas com escapamento aberto, veículos com som alto e estacionados em local proibido
A polícia ressalta que, caso for possível ouvir o som do lado externo do veículo, o agente de trânsito poderá autuar o motorista por infração grave, independente do volume e sem necessidade do equipamento de medição.

Polícia Militar faz 18 autuações na Praia Brava durante operação – Foto: PMSC/ Divulgação
Além de somar cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação, esta infração custará R$ 195,23 ao condutor do veículo. A PM explica que o som só deve ser ouvido por quem está dentro do automóvel.
Sobre o programa ‘Silêncio é Saúde’
O Programa “Silêncio é Saúde” é promovido em parceria com a 10ª Promotoria de Justiça de Itajaí e visa tomar medidas preventivas e repressivas à perturbação do sossego e desordens na cidade.
De acordo com a Polícia Militar, as operações serão permanentes e devem proporcionar mais paz e tranquilidade para a população.