Pedro Uczai e Luciane Carminatti, do PT, encaram favoritismo de João Rodrigues em Chapecó

De improviso e praticamente na última hora, o PT de Chapecó resolveu escalar seus dois principais nomes para encarar o prefeito e candidato à reeleição João Rodrigues (PSD). Na convenção realizada na noite desta segunda-feira, os petistas definiram o deputado federal Pedro Uczai (PT) e a deputada estadual Luciane Carminatti (PT) como candidatos a prefeito e a vice-prefeita de Chapecó.

Pedro Uczai será o candidato do PT a prefeito de Chapecó

Direto de Bogotá, na Colômbia, o deputado federal Pedro Uczai participa da convenção do PT que homologou seu nome e o da deputada estadual Luciane Carminatti para concorrer a prefeito e vice-prefeita de Chapecó – Foto: convencao-pt-chapeco

Os titulares da chapa petista não estavam no evento. Pedro Uczai está em Bogotá, onde participa da primeira edição do Congresso Panamericano – que reúne parlamentares progressistas de oito países na capital da Colômbia. Pelo telão, discursou na convenção e defendeu “o momento de construir a esperança para o povo de Chapecó”. Luciane Carminatti tinha voo para Florianópolis na hora do evento – amanhã é dia de sessão na Assembleia Legislativa.

A chapa pura petista cristaliza uma polarização clara na eleição chapecoense. O prefeito João Rodrigues (PSD) é candidato à reeleição e construiu uma aliança que assustou adversários à direita, à esquerda e ao centro. O PL desistiu de ter candidato a prefeito na cidade, apesar das pressões do governador Jorginho Mello (PL) para que alguém atrapalhasse a reeleição do pessedista que sonha disputar o governo em 2026. O partido terá apenas candidatos a vereador e não apoiará ninguém oficialmente na disputa.

No sábado, o MDB também decidiu não ter candidato – abrindo mão da pré-candidatura do ex-vereador e suplente de deputado estadual Cleiton Fossá, segundo colocado na disputa pela prefeitura em 2020. O partido chegou a filiar o ex-prefeito Luciano Buligon e articular uma frente com o PT para enfrentar João Rodrigues, mas preferiu aderir ao projeto do PSD.

Estratégia inicial era preservar Pedro Uczai e Luciane Carminatti

No PT, a estratégia era preservar Pedro Uczai e Luciane Carminatti de uma eleição difícil contra João Rodrigues. Ambos estiveram entre os campeões de voto nas eleições de 2022 – ele segundo deputado federal mais votado do Estado, ela segunda deputada estadual mais votada. O plano de ambos mira 2026, com Uczai disputando o Senado e Luciane buscando uma cadeira de deputada federal.

Nessa lógica, o deputado estadual Padre Pedro (PT) transferiu o domicílio eleitoral de Guaraciaba para Chapecó e se colocou como opção para a majoritária. O projeto, no entanto, não decolou.

Sem o PL na urna, o cenário plebiscitário mudou os planos do PT de Chapecó, que trouxe seus nomes mais fortes para a disputa. Em 2022, Uczai foi o segundo mais votado em Chapecó para deputado federal e Luciane Carminatti a mais votada – à frente dos nomes apoiados por João Rodrigues na época.

Em 2020, João Rodrigues venceu com 47,6% dos votos. O PT apoiou Claudio Vignatti (PSB), que ficou em terceiro – com Uczai como vice na chapa.

A chapa petista não muda a perpectiva de favoritismo de João Rodrigues para a reeleição, mas promete esquentar uma disputa que caminhava quase que para um WO. Se serve de indicativo para um confronto direita versus esquerda na capital do Oeste, Jair Bolsonaro (PL) venceu Lula (PT) por 62,8% a 37,1% no segundo turno de 2022 em Chapecó.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.