
Após uma jornada que teve até disputa de repescagem, a brasileira Tatiana Weston-Webb conquista a medalha olímpica de prata no surfe feminino. Essa é a primeira medalha olímpica de uma mulher brasileira neste esporte.

Prata de Tatiana Weston-Webb é a primeira medalha de uma mulher brasileira no surfe olímpico – Foto: William Lucas/COB/Reprodução/ND
A americana ficou à frente do placar durante toda a prova, mas sempre com uma vantagem apertada. A decisão ficou para os segundos finais. Precisando de 4.68 na última onda, Tatiana conquistou 4.50 e ficou a 0.18 pontos do ouro.
Em uma decisão acirrada, a americana fez 10.50 pontos e superou os 10.33 da brasileira. Caroline Marks foi superada por menos de dois décimos e ficou em segundo lugar no pódio das melhores atletas da modalidade.
A prova ocorreu em Teahupoo, no Taiti, a mais de 15 mil quilômetros de Paris, onde ocorrem as Olimpíadas. O Taiti é um território na Oceania que pertence à França. A escola do local foi feita pelas condições das ondas, que são melhores do que no território francês na Europa.
Em 2021, Tatiana havia caído ainda nas oitavas, quando perdeu para a japonesa Amuro Tsuzuki, que chegou ao bronze na ocasião. Tatiana Weston-Webb já foi medalhista de ouro no Pan-Americano de 2023, em Santiago, no Chile, quando superou a canadense Sanoa Dempfle-Olin na final.
Trajetória de Tatiana Weston-Webb nas Olimpíadas 2024
Na primeira rodada, a brasileira ficou em segundo lugar na Bateria 4 com 10.33 pontos, atrás da estadunidense Caitlin Simmers, que ficou com 12.93. Por isso, ela precisou passar por uma rodada de repescagem, em que ela venceu com facilidade a nicaraguense Candelaria Resano por 9.50 a 3.30 e avançou para as oitavas-de-final.
Nas oitavas, Tatiana superou a própria Caitlin Simmers, que havia liderado a sua bateria na primeira fase. A brasileira fez 12.34 contra 1.93 da estadunidense e avançou para as quartas-de-final, em que eliminou a espanhola Nadia Erostarbe por 8.10 a 6.34.
Nas semifinais, Tatiana enfrentou a costarriquenha Brisa Hennessy, que havia eliminado a brasileira Luana Silva nas quartas (após Luana eliminar a catarinense Tainá Hinckel nas oitavas). A brasileira somou 13.66 pontos, contra 6.17 da adversária e avançou à final.

Tatiana precisou superar fase de repescagem na sua trajetória até a final – Foto: William Lucas/COB/Reprodução/ND
Brasil tem dois ouros até o momento
O primeiro ouro do Brasil em Paris 2024 veio na sexta-feira (2) com Beatriz Souza, que foi primeiro lugar no judô na categoria +78kg ao superar a israelense Raz Hershko na final.
Na manhã desta segunda-feira (5), Rebeca Andrade superou Simone Biles no solo da Ginástica Artística e faturou o segundo ouro do país.