Estudo revela qual é o dia da semana mais propício para sofrer um infarto e por quê

Segundo médicos do Belfast Health and Social Care Trust e do Royal College of Surgeons, na Irlanda, há um dia da semana em que os infartos são mais recorrentes.

Segunda-feira é apontada como o dia da semana mais problemas cardíacos – Foto: Freepik/ND

Infartos são mais recorrentes na segunda-feira

A pesquisa sugere que o estresse devido à volta ao trabalho na segunda-feira seja o fator principal para o aumento de casos.

O estudo, que analisou dados de 10.528 pacientes internados entre 2013 e 2018, descobriu que o risco de infarto do miocárdio com elevação do segmento ST (STEMI) aumenta em 13% na segunda-feira.

Os cientistas ainda buscam explicações mais aprofundadas para essa descoberta – Foto: Pexels/ND

Segundo o cardiologista Jack Laffan, que liderou a pesquisa no Belfast Health and Social Care Trust, “o mecanismo exato para essas variações é desconhecido, mas presumimos que tenha algo a ver com a forma como o ritmo circadiano afeta os hormônios circulantes que podem influenciar ataques cardíacos e derrames”.

Como evitar o estresse?

De acordo com o Ministério da Saúde, para prevenir e controlar o estresse, é crucial adotar estratégias que incluam uma alimentação balanceada e a prática regular de atividade física.

A dieta desempenha um papel fundamental, pois o estresse pode causar a perda de vitaminas e minerais essenciais. Para repor esses nutrientes, é recomendado consumir uma variedade de verduras e frutas, que são ricas em vitaminas do complexo B, vitamina C, magnésio e manganês.

Estresse no trabalho é apontado como o principal motivo do aumento de infartos na segunda-feira  – Foto: Freepik/ND

Segundo, ainda, o Ministério da Saúde, a prática regular de exercícios físicos oferece múltiplos benefícios, incluindo a melhora das funções cardiovasculares e respiratórias, o condicionamento físico e a liberação de endorfinas, substâncias que promovem o relaxamento e aliviam a dor.

*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.