Creatina: suplemento eleva desempenho físico e mental, mas é seguro?

Amplamente utilizada no mundo e reconhecida pela comunidade científica, a creatina é um dos suplementos mais eficazes para aumento de massa muscular.

Homem colocando creatina na sua água

Suplemento traz uma série de benefícios, mas é necessário ter cautela no consumo – Foto: dolgachov/Getty Images

Creatina eleva desempenho físico e mental

Conforme o Dr. Christian Aguiar, especialista em medicina integrativa, o suplemento oferece benefícios significativos tanto para o desempenho físico quanto para a função cerebral, mas também apresenta alguns riscos que devem ser considerados.

A principal função da creatina é a produção de fosfocreatina, um composto que atua na geração de energia de forma rápida e eficiente, especialmente em atividades de alta intensidade e curta duração, como o levantamento de pesos.

Creatina em uma mesa

Suplemento não precisa de ciclos de interrupção e pode ser usado continuamente – Foto: Aleksander Saks/Unsplash/ND

Além dos benefícios musculares, estudos indicam que a creatina pode melhorar a função cognitiva. Segundo o Dr. Aguiar, esse suplemento aumenta a bioenergética cerebral, o que pode auxiliar na depressão e na potência intelectual

Ele menciona que doses maiores do suplemento podem atravessar a barreira hematoencefálica, promovendo melhorias no desempenho mental, especialmente em atividades que requerem grande esforço visual ou intelectual.

“Existem estudos mostrando como a creatina aumenta a potência intelectual quando você está, por exemplo, fazendo um estudo muito intenso, principalmente se requer recursos visuais que são mais energeticamente intensivos”, explica o especialista.

Efeitos colaterais e possíveis riscos

Creatina do lado de pesos de academia

Segundo o Dr. Aguiar, a creatina pode auxiliar na depressão e na potência intelectual – Foto: Freepik/Unit/ND

Embora o suplemento seja seguro para a maioria das pessoas, ela pode elevar os níveis de creatinina no sangue, um marcador que geralmente indica a função renal.

“A suplementação de creatina pode aumentar a creatinina, mas isso não é comprometimento renal”, comenta o Dr. Aguiar.

Ele recomenda medir a cistatina C para uma avaliação mais precisa da função renal em pacientes que suplementam com creatina.

Confira o vídeo completo do especialista:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.