Partiu Jayro Schmidt, o Professor de gerações de artistas catarinenses

A quarta-feira (07) amanheceu mais triste com a notícia da passagem do artista plástico, professor e escritor Jayro Schmidt. Uma das figuras mais queridas e respeitadas no cenário das artes visuais, da crítica e também da literatura.

Escritor, artista visual e mestre, Jayro Cardoso é uma figura marcante para gerações de artistas catarinenses. O Professor Jayro faleceu nesta quarta, aos 77 anos, em Florianópolis. Aqui nesta imagem em registro do fotógrafo e artista Ayrton Cruz. – Foto: Ayrton Cruz/Divulgação

O Professor Jayro foi mentor de gerações de artistas e amantes das artes que passaram pelas oficinas de pintura, teoria e história da arte e escrita do Centro Integrado de Cultura (CIC), onde atuava desde a década de 1980. Não é nenhum exagero dizer que Jayro era o espírito das históricas Oficinas do CIC. Ele estava aposentado, mas seguia sempre como uma referência e até onde a saúde permitiu se fazia sempre presente.

Obra sem título, ilustração, Jayro Schmidt - Acervo MASC/Divulgação

1
5

Obra sem título, ilustração, Jayro Schmidt – Acervo MASC/Divulgação

Escritor, artista visual e mestre, Jayro Cardoso é uma figura marcante para gerações de artistas catarinenses. O Professor Jayro faleceu nesta quarta, aos 77 anos, em Florianópolis. Aqui nesta imagem em registro do fotógrafo e artista Ayrton Cruz. - Ayrton Cruz/Divulgação

2
5

Escritor, artista visual e mestre, Jayro Cardoso é uma figura marcante para gerações de artistas catarinenses. O Professor Jayro faleceu nesta quarta, aos 77 anos, em Florianópolis. Aqui nesta imagem em registro do fotógrafo e artista Ayrton Cruz. – Ayrton Cruz/Divulgação

3
5

“Acrobata da Dor”, de Jayro Schmidt – Acervo MASC/Divulgação

“Sylva Sylvarum”, tela de Jayro Schmidt - Acervo MASC/Divulgação

4
5

“Sylva Sylvarum”, tela de Jayro Schmidt – Acervo MASC/Divulgação

5
5

“Construção III”, obra de Jayro Schmidt – Acervo MASC/Divulgação

Professor Jayro trilhou os caminhos das artes a partir de Pléticos e Hassis

Jayro partiu nesta madrugada, aos 77 anos, após uma árdua batalha por sua saúde. Nasceu em Lages em 1947 e desenvolveu uma longeva carreira como pintor, desenhista, gravador e escritor, foi aluno de Sílvio Pléticos, Antônio Grosso e Hassis.

Foi um intenso pesquisador sobre a litografia no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) e fundou o Clube da Gravura de Florianópolis. Suas obras e contribuições também fazem parte do Acervo MASC.

Escreveu diversos trabalhos que são referência no cambo da história das artes e literatura. Colaborava muito com suplementos culturais publicados na imprensa catarinense. Eu mesmo tive a grande honra de contar com seus textos quando eu editava um suplemento cultural estadual. Ele amava o ofício e isso explodia em seus textos.

Muitas foram as manifestações de carinho e pesar pela partida de Jayro Schmidt. A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) publicou em seu Instagram nesta manhã uma nota lamentando a partida do artista que por décadas foi um ativo colaborador.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Cultura SC (@fcc.cultura)

Aos amigos, alunos, familiares e à Cultura catarinense, os meus sentimentos. Ao Professor Jayro, que tenha todo o conforto, acolhida e siga brilhando e inspirando na luz eterna. Axé!

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.