Santa Catarina é o 4º estado em incidência de dengue no Brasil

Foto: Agustin Marcarian

Mais de 360 mil casos prováveis foram registrados em 2024

Santa Catarina é o quarto estado com a maior incidência de casos de dengue no Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Segundo o painel de monitoramento da pasta, SC fica atrás apenas de Distrito Federal, Minas Gerais e Paraná.

O estado já registra mais de 363,3 mil casos prováveis de dengue em 2024, um aumento de 163,83% em comparação ao mesmo período no ano passado. Os dados foram atualizados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) da Secretaria de Estado da Saúde (SES) no último informe, divulgado na semana passada.

 

Também de acordo com a última atualização da Dive, a Saúde já confirmou 328 óbitos pela doença, enquanto 25 permanecem em investigação pelas Secretarias Municipais de Saúde com apoio da SES.

O número acende um alerta sobre os cuidados e prevenção contra a doença, mesmo durante o inverno. “A população tende a relaxar no combate à dengue logo após o verão. Mas é preciso manter os cuidados durante o ano inteiro. Casos continuam sendo confirmados, visto que o estado possui o vetor e a presença do vírus”, afirma João Augusto Brancher Fuck, diretor da Dive.

Sintomas e complicações

A dengue é uma doença que pode levar a complicações graves e até a morte.“É preciso que semanalmente, todos continuem vistoriando suas casas, quintais e ambientes de trabalho. Evitar a proliferação do mosquito é a melhor forma de prevenir a dengue”, destaca o diretor.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Além disso, a população deve ficar atenta aos sintomas da doença, como febre alta, dor de cabeça e no corpo, náuseas e vômitos, e procurar atendimento médico imediato em caso de suspeita. A detecção precoce da doença é fundamental para evitar complicações.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.