Carro com kit GNV pega fogo no meio de avenida e causa congestionamento em Florianópolis

Um carro com kit GNV pegou fogo na Avenida da Saudade, em Florianópolis, no fim da tarde desta quarta-feira (7). O motorista saiu do veículo a tempo e não ficou ferido, mas a ocorrência gerou transtornos no trânsito.

Carro com kit GNV instalado pegando fogo

Carro com kit GNV instalado sofreu incêndio na Avenida da Saudade, na Capital catarinense – Foto: CBMSC/Reprodução/ND

Segundo o Corpo de Bombeiros, o motorista conseguiu sair antes que o fogo se alastrasse pelo veículo. O órgão também informou que o incêndio não ocorreu em decorrência de colisão, tendo pego fogo “sozinho”, provavelmente por conta do kit GNV instalado.

Trânsito foi impactado

De acordo com informações da Guarda Municipal de Florianópolis, os motoristas que passaram pela Avenida da Saudade ficaram trancados na via por conta dos transtornos.

A Avenida da Saudade é a via da cidade que liga os bairros do Centro, Agronômica e Trindade até a região do Norte da Ilha.

Enquanto o veículo ainda estava em chamas, a fila se estendia desde a Superintendência da Polícia Federal, na Beira-Mar Norte, até a altura do Cacupé na SC-401.

O incêndio foi contido pelos Bombeiros e o trânsito da região já está normalizado.

Acidente causou um trânsito de cerca de 9 km na região – Foto: GMF/Reprodução/ND

Por que carros com kit GNV têm maior risco de explosão?

GNV significa Gás Natural Veicular. Ele normalmente é seguro, desde que sejam respeitadas as regras de segurança para a instalação do kit e sua manutenção.

O kit GNV consiste em um cilindro, geralmente no porta-malas, que permite que o veículo atinja velocidades maiores. O carro mantém tanque original de combustível (gasolina ou etanol) e o gás natural é utilizado em momentos de aceleração.

O gás natural é um composto altamente inflamável e, por isso, a instalação incorreta ou a falta de manutenção do kit GNV podem trazer grandes riscos de explosões.

Os veículos com kit GNV instalado precisam estar nos conformes da Lei Federal 16.649/2018 e da portaria nº 122/2002 do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Além disso, somente empresas licenciadas pelo Detran e acreditadas pelo Inmetro podem realizar a instalação do kit GNV. Após a instalação, o dono do veículo recebe um CSV (Certificado de Segurança Veicular) que deve ser renovado anualmente mediante uma nova inspeção.

Veículo que pegou fogo é do modelo Fiat Siena – Foto: GMF/Reprodução/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.