Empregos para geração Z: 10 dicas para se diferenciar na busca por uma vaga

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e os recrutadores buscam inovar no uso de ferramentas para prospectar novos colaboradores. E a geração Z, a mais jovem a ingressar nesse mundo, precisa ser criativa e ser pró-ativa na busca de diferenciação para a conquista de oportunidades.

Geração Z no trabalho

Profissionais da geração Z precisam se adaptar à competitividade do mercado de trabalho e às novas ferramentas usadas por recrutadores – Foto: Reprodução/Getty Images

As constantes mudanças que ocorrem no mundo podem gerar um sentimento de ansiedade e descrença em relação ao futuro profissional, fazendo com que muitos jovens se sintam um pouco perdidos.

Por isso, Eduardo Cechinel, coordenador do curso de Administração da Estácio de São José, na Grande Florianópolis, oferece dicas para os jovens da geração Z que desejam ganhar destaque no mercado de trabalho.

Eduardo Cechinel coordena o curso de Administração da Estácio São José – Foto: Divulgação

Dicas para geração Z se destacar no mercado de trabalho

1. Esteja presente no LinkedIn

A rede é uma ferramenta poderosa para sua carreira. Crie seu perfil e mantenha os dados completos e atualizados. Siga empresas onde você gostaria de trabalhar, monitore vagas e desenvolva as competências desejadas na descrição dessas oportunidades.

Capriche na sua apresentação, destacando características importantes para o mercado de forma clara e objetiva. Atenção à redação para causar uma boa impressão.

2. Compartilhe seus hobbies e interesses

Produza postagens sobre suas atividades extracurriculares. Inclua experiências de trabalhos voluntários, projetos escolares ou eventos que organizou. Esses detalhes mostram que você é uma pessoa multifacetada e comprometida.

3. Participe de eventos, conferências e workshops

A presença em eventos da sua área é essencial para um networking ativo. Construa uma rede de contatos profissionais que possam oferecer suporte e oportunidades de indicação.

4. Invista em cursos de aperfeiçoamento e especialização

Busque cursos que estejam ou não correlacionados a sua profissão. Aprender novas habilidades pode te colocar na frente de outros concorrentes que buscam a mesma vaga

5. Envolva-se em trabalhos voluntários

Fazer trabalhos voluntários é uma oportunidade de enriquecer seu currículo e mostrar seu comprometimento com causas sociais.

6. Crie um portfólio online

Especialmente em áreas como design, fotografia ou escrita, é possível mostrar seu trabalho e habilidades de forma visual e atraente.

7. Busque oportunidades de estágio

Estágios ou programas de trainee em empresas do seu interesse são experiências valiosas para adquirir conhecimento prático, enriquecer a rede de contatos e abrir portas no mercado de trabalho.

8. Tenha atenção ao currículo impresso

Elabore o documento com as informações essenciais (nome, CPF, endereço, idade, telefone, e-mail e redes sociais), formação acadêmica e experiências profissionais. Em cada experiência, destaque as competências desenvolvidas, contribuições e desafios enfrentados.

Liste idiomas que domina, cursos realizados e certificações obtidas. Não se esqueça de incluir seus gostos pessoais e hobbies, explicando por que você é a pessoa ideal para a posição desejada.

9. Distribua o currículo com inteligência

Evite distribuir currículos impressos de forma aleatória em estabelecimentos comerciais, pois muitos acabam esquecidos. Use suas redes de contatos e indicações, construindo relacionamentos profissionais que possam abrir portas para novas oportunidades.

10. Quando a oportunidade surgir, esteja preparado

Antes de uma entrevista de emprego, estudo o perfil da empresa contratante. Entenda as necessidades do empregador e prepare-se para mostrar como suas habilidades podem contribuir com o negócio.

Para quem deseja saber mais, Eduardo Cechinel estará apresentando uma oficina sobre o assunto nesta quinta-feira (8), às 18 horas, na Estácio São José. O evento é aberto ao público e gratuito.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.