
A Escola de Educação Básica Felipe Manke de Massaranduba, no Norte catarinense, elaborou um projeto importante que conquistou espaço no livro da 5ª EAN (Jornada de Educação Alimentar e Nutricional), do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). O trabalho aborda a utilização de abelhas nativas para possibilitar um futuro sustentável.

Escola de Massaranduba intrega livro do FNDE com projeto sobre abelhas nativas – Foto: EEB Felipe Manke/Reprodução/ND
A publicação foi lançada em julho deste ano e reúne projetos de escolas das cinco regiões do Brasil. Em Santa Catarina, uma instituição de Biguaçu também foi selecionada. A Escola Indígena de Educação Fundamental Wherá Tupã Poty Djá teve o relato “Valorização da Cultura Alimentar Indígena Guarani Através de Ações de EAN” publicado.
Abelhas nativas no Norte de SC
O projeto da escola Felipe Manke relata que, com o uso cada vez maior das tecnologias no meio ambiente, as pessoas acabam esquecendo como a natureza pode se desenvolver de forma saudável e sem o auxílio das ações humanas. “Os animais, principalmente os insetos, têm papel fundamental no desenvolvimento dos ecossistemas por meio da polinização”, afirma a publicação.
Os alunos do ensino fundamental e médio aprenderam sobre o papel importante das abelhas, especialmente as sem ferrão, no meio ambiente. Foram realizadas aulas especiais e palestras para conscientizar sobre a criação de meliponas.
A publicação “Abelhas nativas: polinizando para um futuro sustentável por meio da agroecologia” contou com a parceria da nutricionista Aline Pereira da Silva. “A participação na 5ª edição da Jornada de EAN estimulou os alunos para o conhecimento sobre a importância das abelhas nativas, possibilitando a troca de ideias dentro e fora da sala de aula”, afirmou a profissional.
5ª Jornada de EAN do FNDE
A 5ª edição da jornada foi realizada em 2023, pelo FNDE, com o objetivo de promover e fomentar ações de educação alimentar e nutricional nas escolas estaduais e municipais. Segundo o FNDE, das 1.508 escolas participantes de todo o país, 349 finalizaram a Jornada de EAN e vão receber um selo e um certificado de Menção Honrosa.