Tosse chata que não passa? Confira 2 chás para melhorar sintoma

A tosse é um sintoma que, quando prolongado, pode causar incômodo e atrapalhar nas tarefas do dia a dia. Por isso, o portal ND Mais trouxe dois chás que, segundo o médico Juliano Teles, trazem alívio para este quadro e também para a dor de garganta.

Teles explica que esta condição pode ser sequela de uma gripe ou um resfriado que, mesmo após curado, traz prejuízo e precisa ser tratado.

Chá de gengibre que ajuda a melhorar tosse

Médico explica como preparar chás que ajudam a melhorar a tosse e a dor de garganta persistente  – Foto: Reprodução/Istock Getty Images/ND

Chás que ajudam a combater a tosse

Chá de noz-moscada

O primeiro chá recomendado pelo Dr. Juliano é o de noz-moscada. Para preparar é só ralar a noz-moscada, colocar em uma xícara e acrescentar a água fervente.

Em seguida, é só tampar e deixar abafar por 5 a 10 minutos e tomar. A bebida pode ser consumida de 2 a 3 vezes por dia. O médico alerta que a receita não deve ser feita para mulheres gestantes, pois tem propriedades abortivas.

Chá de noz-moscada ajuda a combater tosse – Foto: Pixabay/ND

Ingredientes:

  • 1/2 colher de café de noz-moscada (ralada na hora);
  • 200 ml de água fervente.

Chá de gengibre

A segunda opção que Teles trouxe foi o chá de gengibre, que também funciona como antitussígeno. Além disso, ele funciona como anti-inflamatório e analgésico.

Para preparar, basta picar o gengibre em pedaços bem finos, colocar em uma xícara, despejar a água fervente, tampar e deixar em infusão por, no máximo, 5 minutos.

O médico explica que o chá deve ser tomado preferencialmente na hora, mas, caso seja consumido depois, é preciso peneirar o gengibre para não perder a ação dos componentes.

Gengibre tem ações anti-inflamatórias e analgésicas – Foto: Freepik/ND

Ingredientes:

  • 1 pedaço (cerca de 3 dedos) de gengibre;
  • 200 ml de água fervente.

Importante: este conteúdo não deve substituir avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas na área da saúde e bem-estar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.