Dez dicas para a geração Z se diferenciar na busca por uma vaga de emprego

O mercado de trabalho cada vez mais competitivo e as novas ferramentas usadas por recrutadores exigem que os jovens da geração Z estejam atentos e sejam pró-ativos na busca de diferenciação para a conquista de oportunidades. Coordenador do curso de Administração da Estácio São José, Eduardo Cechinel apresenta uma oficina sobre o tema na próxima quinta-feira, às 18 horas. O evento, aberto ao público e gratuito, é parte da programação do organizada pela instituição para marcar o início do semestre letivo. Durante o dia, alunos e não alunos poderão fazer um tour pela unidade para conhecer a estrutura oferecida e aproveitar descontos exclusivos.

A seguir, Cechinel lista 8 dicas para quem está em busca de visibilidade no mercado

Esteja presente no LinkedIn – a rede é uma ferramenta poderosa para sua carreira. Crie seu perfil e mantenha os dados completos e atualizados. Siga empresas onde você gostaria de trabalhar, monitore vagas e desenvolva as competências desejadas na descrição dessas oportunidades. O LinkedIn permite que você se conecte diretamente aos recrutadores e colegas de sua área, amplificando suas chances de ser notado. Capriche na sua apresentação, destacando características importantes para o mercado de forma clara e objetiva. Atenção à redação para causar uma boa impressão.

Compartilhe seus hobbies e interesses – Produza postagens sobre suas atividades extracurriculares. Inclua experiências de trabalhos voluntários, projetos escolares ou eventos que organizou. Esses detalhes mostram que você é uma pessoa multifacetada e comprometida.

Participe de eventos, conferências e workshops – a presença em eventos da sua área é essencial para um networking ativo. Construa uma rede de contatos profissionais que possam oferecer suporte e oportunidades de indicação.

Invista em cursos de aperfeiçoamento e especialização

Envolva-se em trabalhos voluntários – essa é uma oportunidade de enriquecer seu currículo e mostrar seu comprometimento com causas sociais.

Crie um portfólio online – especialmente em áreas como design, fotografia ou escrita, é possível mostrar seu trabalho e habilidades de forma visual e atraente.

Busque oportunidades de estágio e programas de trainee em empresas do seu interesse – essas experiências são valiosas para adquirir conhecimento prático, enriquecer a rede de contatos e abrir portas no mercado de trabalho.

Atenção ao currículo impresso – elabore o documento com as informações essenciais (nome, CPF, endereço, idade, telefone, e-mail e redes sociais), formação acadêmica e experiências profissionais. Em cada experiência, destaque as competências desenvolvidas, contribuições e desafios enfrentados. Liste idiomas que domina, cursos realizados e certificações obtidas. Não se esqueça de incluir seus gostos pessoais e hobbies, explicando por que você é a pessoa ideal para a posição desejada.

Distribua o currículo com inteligência – evite distribuir currículos impressos de forma aleatória em estabelecimentos comerciais, pois muitos acabam esquecidos. Use suas redes de contatos e indicações, construindo relacionamentos profissionais que possam abrir portas para novas oportunidades.

Quando a oportunidade surgir, esteja preparado – antes de uma entrevista de emprego, estudo o perfil da empresa contratante. Entenda as necessidades do empregador e prepare-se para mostrar como suas habilidades podem contribuir com o negócio.

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