Aos 24 anos, jovem de SC trabalha no controle de qualidade do Rio Sena nas Olimpíadas de Paris

O estudante Mateus Seleme Brehmer, de apenas 24 anos, é um dos representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris. O jovem de Canoinhas, porém, não disputa medalhas, mas tem uma função fundamental na realização das Olimpíadas.

Jovem participa de análises do Rio Sena

Mateus é um dos responsáveis por controle de qualidade do rio – Foto: Acervo pessoal/Reprodução/ND

O rapaz integra a equipe que faz o controle de qualidade do Rio Sena, palco de diversas competições aquáticas no coração da capital francesa e foi selecionado por meio de um programa de estágio.

“Foi um projeto que eu senti muita afinidade, até mesmo quando vim fazer uma entrevista presencial. Me sinto muito orgulho de poder estar participando deste projeto e estar junto com a minha equipe, que é excepcional”, afirmou Brehmer ao portal JMais.

Equipe de Mateus atua nos Jogos de Paris – Foto: Acervo pessoal/Reprodução/ND

De acordo com Mateus, a rotina de trabalho no Rio Sena consiste na coleta de amostras e posterior análise dentro do laboratório. “A nossa análise compõe, principalmente, a bactéria E. Coli, que é um indicador muito importante de contaminação”, explica o estudante.

Mateus durante atividade de análise da água – Foto: Acervo pessoal/Reprodução/ND

Segundo o Brehmer, a presença da bactéria indica a presença de outras contaminações na água. “Por isso ela é tão importante como indicador”, afirma.

No intervalo das análises no Rio Sena, catarinense aproveita os jogos

Entre uma atividade e outra no Rio Sena, Mateus aproveita para viver a emoção das Olimpíadas, e já conseguiu assistir a algumas competições, como o remo, e a partida entre Brasil e Japão pelo futebol.

“Indiretamente, estou trabalhando perto das zonas de esportes. Agora estou de olho em outros ingressos, outras oportunidades para poder ver os jogos”, conta o estudante.

Água do Rio Sena é alvo de polêmicas nestas Olimpíadas

Para conseguir realizar algumas modalidades no rio que é ícone de Paris, os organizadores dos Jogos Olímpicos fizeram um esforço para tentar despoluir o Sena e deixá-lo próprio para banho. Antes da abertura do evento, a prefeita da cidade chegou a mergulhar no Rio Sena para mostrar que ele era seguro.

Às vésperas da realização do triatlo, porém, as análises mostraram que os índices de poluição tinham subido e a competição sofreu adiamento. Ao menos quatro atletas chegaram a ser internados após nadarem no Rio Sena.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.