Parceria entre Instituto Caldeira, Sebrae/RS, Tecnopuc e ACATE vai levar 15 startups gaúchas para o Startup Summit

Prevendo receber cerca de 10 mil participantes, o evento de inovação acontece em Florianópolis (SC) entre os dias 14 e 16 de agosto

Uma parceria entre Instituto Caldeira, Sebrae/RS, Tecnopuc e ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia) vai levar 15 startups gaúchas para participar do Startup Summit, um dos principais eventos do Brasil dedicados ao setor: a convenção será realizada em Florianópolis (SC), entre os dias 14 e 16 de agosto. A ação garantiu stands para que as startups exponham seus produtos e serviços durante o evento. Os critérios utilizados para a seleção das empresas, feita por Caldeira, Sebrae/RS e Tecnopuc, foram a solução apresentada por cada startup, o modelo de negócio, o alcance de mercado e a capacidade executora.

“Este projeto reforça o senso de colaboração, que é a marca do ecossistema de inovação gaúcho”, aponta Daniela Eckert, líder do Tecnopuc Startups. “Esta é apenas uma das iniciativas que Caldeira e Tecnopuc estão desenvolvendo em parceria, com foco em potencializar ainda mais as oportunidades de conexões e negócios para os membros de suas comunidades.”

“Este é um momento crucial para apoiar nossas startups, oferecendo visibilidade e oportunidades de networking que podem potencializar o crescimento e a recuperação de nossos empreendedores”, destaca ainda Natália Bertussi, analista de inovação do Sebrae/RS. “Acreditamos que iniciativas como essa são fundamentais para fortalecer o ecossistema de inovação e promover o desenvolvimento sustentável em tempos desafiadores.”

As startups selecionadas são Aidron, plataforma de Inteligência de Dados; Air Robotics, de controle e automação para operações de drones; Epigenica Biosciences, que oferece serviços de aconselhamento e mapeamento epigenético; Eva Saúde, plataforma educacional com cursos especializados para gestantes e puérperas; Faladoc, que oferece soluções de IA generativa para automatizar tarefas de documentação clínica; GovTools, que digitaliza a coleta seletiva municipal; LimbX, que trabalha com próteses biônicas para membros superiores; Olá Doutor, aplicativo para realização de consultas médicas via chat; PureAI, que utiliza IA para gerenciar grandes volumes de documentos jurídicos; Sagui.AI, solução que coloca negócios online em segundos, gerando site, app, automatizando o marketing e gerenciando finanças; TideSat Global, que tem um serviço completo de monitoramento de nível da água de corpos hídricos; Trashin, que atua no setor de gestão de resíduos; Vent Digital, que integra dados de mercado para facilitar tomadas de decisão de negócios; Volters, que conecta consumidores locais a produtores de energia limpa; e Yumu, IA de anotações para reuniões.

“Várias das startups selecionadas fazem parte da Comunidade Caldeira de alguma forma: a Faladoc, a Sagui.AI, a LimbX, a Eva Saúde e a Epigenica Biosciences, por exemplo, já participaram do MVP, nosso programa voltado para startups que estejam em fase de teste e validação de Mínimo Produto Viável”, comenta Pedro Valério, Diretor Executivo do hub. “A Olá Doutor, a Volters e a Air Robotics já passaram pelo Ebulição, nosso programa de aceleração para startups em fase de tração. E a Vent Digital e a Trashin são membros do Caldeira. Para nós, é crucial ajudar os membros da nossa Comunidade e os empreendedores gaúchos de modo geral a construírem conexões e alcançarem novas oportunidades de negócio, e foi nesse sentido que pensamos na ação com o Startup Summit.”

“A ideia de trazer as startups gaúchas surgiu com o objetivo de apoiar o ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul, que tanto perdeu durante as enchentes que atingiram o estado”, explica o diretor-executivo da ACATE, Gabriel Sant’Ana Palma Santos. A instituição é uma das organizadoras do evento, ao lado do Sebrae. “Conseguimos executar em conjunto com o Instituto Caldeira e o Sebrae em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. É uma forma de ajudar as startups gaúchas nessa recuperação, apoiando a vinda delas a um evento que abre uma série de portas e oportunidades.”

Esta será a sétima edição do Startup Summit. Para o evento, são esperados cerca de 10 mil participantes. Ao longo dos três dias, a programação vai contar com 200 palestrantes, 150 expositores, 250 fundos de venture capital e mais de três mil startups.

O post Parceria entre Instituto Caldeira, Sebrae/RS, Tecnopuc e ACATE vai levar 15 startups gaúchas para o Startup Summit apareceu primeiro em Deolhonailha.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.