Lula em Itajaí: veja o motivo da visita do presidente do Brasil

Nesta sexta-feira (09), acontecerá em Itajaí, Litoral Norte de Santa Catarina, o lançamento da F200 Fragata Tamandaré na thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul. A Marinha do Brasil já confirmou ao portal ND Mais a presença o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva.

O evento também deve contar com a presença de outras autoridades como ministros, deputados e militares.

Presidente Lula discursando com bandeira do Brasil no fundo

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva pisará em solo catarinense pela primeira vez neste mandato – Foto: Ricardo Stuckert/PR/ND

Programa Fragatas Classe “Tamandaré”

Esta ocasião marcará o lançamento das quatro fragatas previstas no Programa Fragatas Classe “Tamandaré” (PFCT) que é, conforme a Marinha, o projeto mais moderno e inovador de construção naval.

A expectativa é que o projeto gere cerca de 2 mil empregos diretos e 6 mil indiretos. O navio, que será lançado as águas, é a primeira embarcação da Classe. Ele teve seu primeiro corte de chapa em setembro de 2022, e deve ser incorporado à Marinha em 2025.

Imagens da Fragata Tamandaré, navio que será lançado ao mar nesta sexta-feira (9) – Foto: Divulgação/Marinha do Brasil

A Marinha do Brasil vem conduzindo este programa desde 2017, visando promover a renovação da Esquadra com quatro navios modernos, de alta complexidade tecnológica, construídos no país, com previsão de entrega para o período entre 2025-2029.

Conforme o divulgado pelo órgão de defesa, além do navio lançado nesta semana, outra fragata da Classe, que será batizado de “Jerônimo de Albuquerque”, teve iniciado o corte das chapas de aço que comporão seu casco em janeiro de 2024.

Ainda segundo a Marinha, o programa é gerenciado pela Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON) e executado pela Sociedade de Propósito Específico Águas Azuis, composta pelas empresas Thyssenkrupp Marine Systems, Embraer Defesa & Segurança e Atech.

Lançamento da Fragata Tamandaré reunirá presidente Lula, ministros, deputados e militares – Foto: Divulgação/Marinha do Brasil

Segurança do Lula em Itajaí

A Polícia Federal informou que participará do esquema de segurança em apoio à Marinha do Brasil, tanto na segurança marítima, com o uso de lancha do Nepom/IJI, bem como na terrestre, com viaturas e policiais federais da Diretoria de Proteção à Pessoa.

Além disso, o trabalho será conjunto com o GSI (Grupo de Segurança Institucional) da presidência da República, representado por integrantes das forças armadas. Números de viaturas e efetivo não são divulgados.

Catarinense é preso pela Interpol na Espanha após ficar 2 anos foragido – Foto: Polícia Federal/Reprodução/ND

Já a Polícia Militar informou que estão realizando reuniões com a Marinha para verificar como poderão auxiliar. Quanto a quantidade de efetivos e viaturas, os agentes ainda não conseguem mensurar, depende de como vai ser a visita.

Primeira vez neste mandato

Esta será a primeira vez desde que assumiu a Presidência da República, em 2023, que Lula pisará em solo catarinense. Além de Itajaí, o presidente deverá passar pela capital para a cerimônia de inauguração do Contorno Viário da Grande Florianópolis.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.