Chá ‘mágico’ que seca barriga e derrete gordura tem vários benefícios; conheça todos

Pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) realizada em 2023 revelou que 26,8% dos brasileiros com mais de 20 anos sofriam com obesidade, enquanto 61,7% da população adulta estava com excesso de peso no Brasil. O índice elevado pode ajudar a explicar as altas buscas por receitas milagrosas, como o “poderoso” chá seca barriga, mas será que elas funcionam?

Chá verde seca barriga que queima gordura

Chá verde pode ajudar a secar barriga e queimar gordura – Foto: Reprodução/ND

A nutricionista do Hospital Edmundo Vasconcelos, Paula Caroline de Fabio, citou o famoso chá verde, que tem capacidade de auxiliar a queima de gordura corporal, mas ressaltou que é preciso consumir de forma adequada para ter resultados reais.

“É preciso sempre lembrar que nenhum alimento ou substância isolada é capaz de promover perda de peso apenas por seu efeito. O chá verde tem uma leve ação termogênica e antioxidante e ajuda na queima de gordura corporal quando aliado a uma alimentação equilibrada e atividade física regular. Porém, o uso em doses concentradas ou prolongadas pode causar inúmeras consequências ao organismo”, disse à Terra.

Benefícios do ‘chá seca barriga’

As catequinas presentes no chá verde aceleram a queima de gordura, auxiliando na perda de peso. Contudo, esse não é o único benefício da bebida para a saúde.

Consumido na China e Japão há séculos, estão presentes no chá grandes quantidades de antioxidantes, cafeína, aminoácidos, vitaminas B, E, C, cálcio, magnésio, zinco, potássio e ferro.

Planta Camellia sinensis, de onde é extraído o chá verde

Planta Camellia sinensis, de onde é extraído o chá verde – Foto: Reprodução/ND

A nutricionista orienta que o consumo seja em torno de dois copos de chá solúvel por dia, ou cerca de 10g de erva preparados em 200 ml de água.

Vale ressaltar que, apesar do nome, não é todo chá da cor verde, que realmente é o chá verde. A bebida que contém todos esses benefícios é aquela produzida a partir das folhas frescas da planta Camellia sinensis, um arbusto de pequeno porte e de origem asiática, pertencente à família Theaceae.

Riscos do chá verde

Quando usado de forma correta, o chá pode ser um grande aliado, mas do contrário, também pode se tornar um vilão.

Segundo a nutricionista Paula Caroline, altas doses de algumas substâncias presentes na erva podem causar:

  • Irritações na mucosa do estômago;
  • Insônia;
  • Reações inflamatórias;
  • Interrupção do fluxo da vesícula;
  • Acúmulo de gordura no fígado;
  • Necrose.
Chá verde é um grande aliado para desintoxicar o fígado

Chá verde é um grande aliado para desintoxicar o fígado – Foto: Reprodução/Freepik/ND

“Por ser uma bebida natural, muitos não associam a ela o potencial de problemas. Mas, tudo em excesso gera riscos, inclusive produtos naturais. É preciso atenção. Os chás não são capazes de fazer milagres e precisam ser usados com cautela”, alertou.

Também existe contraindicação para crianças, idosos e gestantes, assim como para pessoas que têm doenças e alterações no fígado, como hepatites, cirroses e esteatose hepática.

Além de quem abusa de bebidas alcoólicas ou faz uso de medicamentos hepatotóxicos, não devem consumir chá verde.

Como fazer

Em um recipiente, ferva uma xícara de água e depois adicione uma colher do chá verde, e apague o fogo. A bebida deve ser abafada por 10 minutos. Para auxiliar no gosto, é possível acrescentar suco de um limão antes de consumir. Não adicione açúcar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.