Perigo potencial: SC tem previsão de ressaca, ondas de 3,5 metros e geada nesta terça-feira

Nesta terça-feira (13), uma forte massa de ar seco e frio avança sobre Santa Catarina, intensificando as baixas temperaturas e podendo gerar desconforto térmico, além de hipotermia. A Defesa Civil alerta para perigo potencial de ressaca nas áreas costeiras.

SC tem perigo potencial de ressaca e mar agitado

Defesa Civil alerta para perigo potencial de ressaca no Litoral catarinense nesta terça-feira (13) – Foto: Rafael Inhof/Divulgação

O frio se intensifica e os termômetros das regiões entre o Meio-Oeste e os planaltos podem atingir marcas entre -1 °C e -5 °C. Nas regiões costeiras, as mínimas ficam em torno de 10°C, enquanto o mar se mantém agitado, com alto risco de ressaca e erosões entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis.

Combo climático: geada ampla, perigo potencial de ressaca, erosão e muito frio em SC

O frio intenso da manhã traz condições para geada ampla, especialmente nas áreas mais altas do Estado, onde o risco de desconforto térmico e hipotermia é moderado a alto. À tarde, as temperaturas sobem, mas ainda permanecem baixas, entre 17 °C a 20 °C no Grande Oeste e entre 10 °C e 16 °C nas demais regiões.

Mar agitado pode ter ondas de até 3,5 metros

Frente fria pode trazer ondas de até 3,5 metros à Santa Catarina – Foto: Juliano Masselai/NDTV Record Joinville

Enquanto isso, o vento enfraquece gradualmente em todo o Estado. Porém, o mar segue agitado, com ondas de até 3,5 metros em alto mar, mantendo perigo potencial de ressaca e erosão costeira nas regiões do Litoral Sul e na Grande Florianópolis costeira.

Frio perde intensidade na quarta-feira, mas ondas de até 3,5 metros ainda são esperadas

Na quarta-feira (14), o tempo segue firme em todo o Estado, mas o ar frio começa a perder força. O amanhecer segue gelado, com temperaturas negativas nas áreas serranas. À tarde, o tempo será mais ensolarado e ameno, com máximas entre 20 °C e 23 °C na maior parte de Santa Catarina.

Litoral tem risco de erosão com a ocorrência de ressacas

Litoral catarinense tem risco de erosão costeira devido à ocorrência de ressaca – Foto: Leo Munhoz/ND

A agitação marítima começa a perder força, mas ondas de até 3,5 metros ainda são esperadas no Litoral Sul e de até 3,0 metros na Grande Florianópolis. O risco de ocorrência relacionado à agitação marítima é de moderado a alto, segundo a Defesa Civil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.