Podcast Voto+ analisa cenário eleitoral de Joinville, Blumenau, Itajaí, Chapecó e Criciúma

Na quarta edição do podcast Voto+, o colunista Upiara Boschi convidou o colunista Paulo Rollemberg e o repórter Paulo Cesar, da NDTV, para uma análise conjunta sobre o que esperar das disputas em cinco importantes cidades-pólo de Santa Catarina: Joinville, Blumenau, Itajaí, Chapecó e Criciúma.

Na conversa, Upiara Boschi ressaltou as diferenças entre as cidades em que o governador Jorginho Mello (PL) conseguiu fazer a articulação direta das chapas lideradas pelo PL, especialmente Blumenau e Criciúma. Pontou que em Joinville, as tratativas lideradas por ele não tiveram efeito, o que resultou em uma candidura em chapa pura do partido.

“Teve um momento em que o governador deixou o Lima ser o candidato, mas o peso que Jorginho colocou na eleição de Blumenau, onde ele fez a aliança, o peso da eleição de Criciúma, onde ele filiou gente ao PL, e em outros lugares, não aconteceu. E em Joinville ele deixou o Sargento Lima tocar uma candidatura isolada, com chapa pura”, avaliou Upiara Boschi.

Alianças e muitas surpresas na definição dos candidatos para as eleições de outubro – Foto: Divulgação/ND

Podcast Voto+ e o cenário de Itajaí

Paulo Cesar pontuou o crescimento do PL em Itajaí, com chapa pura, frente ao desgaste do tradicional MDB, que aposta no deputado federal Carlos Chiodini (MDB), e a candidatura do vereador Osmar Teixeira (PSD).

“O Chiodini tem esse desafio de superar a gestão do prefeito Volnei Morastoni (MDB). Entendo que o Osmar Teixeira (PSD) desponta, mas o cenário mais interessante ali é o crescimento do PL, mesmo com chapa pura e essa humildade do Rubens Angioletti de ceder e virar vice do Robison Coelho”.

A polarização direita e esquerda em Chapecó

Paulo Rollemberg destacou a surpresa em Chapecó com a entrada na disputa do deputado federal Pedro Uczai (PT) para concorrer a prefeito com a deputada estadual Luciane Carminatti (PT) de vice, em uma disputa em que o favoritismo do prefeito João Rodrigues (PSD) é tão grande, que o PL abriu mão de ter candidato e não apoia ninguém oficialmente.

“Foi surpreendente. Quando eu soube da composição, fiquei surpreso. E traz João Rodriguesm, que não é do PL, mas é um representante do bolsonarismo. Aí vamos ver a polarização entre a direita e a esquerda. É um confronto que a gente vai ver em poucos lugares e em uma cidade do tamanho de Chapecó”.

Confira o podcast Voto+

O novo podcast do Grupo ND traz o colunista Upiara Boschi para debater a política de Santa Catarina com convidados diversos e de forma simplificada para informar a população sobre o que está acontecendo no Estado. Confira os episódios no ND Play e no Spotify.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.