Preservação Hídrica: como o Comitê do Rio Urussanga atua no Sul de SC

Gerir e preservar os recursos hídricos no Sul catarinense. Essa é a função do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga, composto por representantes de três segmentos: usuários de água, população da bacia e órgãos da administração pública.

Comitê protege os recursos hídricos do rio Urussanga

Comitê está com inscrições abertas para participar das Assembleias Setoriais Públicas. – Foto: Divulgação

Conforme a delegação, Balneário Rincão, Cocal do Sul, Criciúma, Içara, Jaguaruna, Morro da Fumaça, Pedras Grandes, Sangão, Treze de Maio e Urussanga são as cidades da região que estão dentro da área de abrangência da bacia.

Os representantes são responsáveis pela coordenação das ações que almejam o uso sustentável e a preservação da água.

Inscrições para participar do comitê

Além disso, o comitê está com inscrições abertas para as ASPs (Assembleias Setoriais Públicas). Os selecionados devem atuar entre 2024 e 2028, e serão eleitas organizações, entidades ou órgãos representantes.

O cadastro deve ser feito até a próxima segunda-feira (19), no e-mail [email protected]. Existem 30 vagas disponíveis e cada entidade interessada deve submeter apenas uma inscrição válida.

Todas as dúvidas devem ser encaminhadas ao mesmo e-mail disponibilizado para o cadastro e a lista de documentos necessários está disponível no edital (acesse aqui). A seleção das novas entidades-membro acontecerá nas ASPs, agendadas para o dia 1º de outubro.

Após a verificação dos dados, a lista preliminar das entidades habilitadas será divulgada no dia 2 de setembro, no Site Águas. Recursos poderão ser apresentados até 6 de setembro. A lista final das organizações selecionadas sairá em 9 de outubro, e a posse dos novos membros ocorrerá em 31 de outubro, durante a Assembleia Geral Ordinária.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.