Bicho-papão? Os detalhes e destaque do Santos, líder da Série B e próximo rival do Avaí

O Avaí terá pela frente neste fim de semana o principal “bicho-papão” desta edição da Série B do Campeonato Brasileiro. Ainda que em um ano de reconstrução, após o primeiro rebaixamento de sua história, o Santos assusta. O ND Mais traz uma análise completa dos principais destaques do Peixe.

Time do Santos perfilado na Vila Belmiro

Santos vem confirmando o favoritismo nesta Série B – Foto: Raul Baretta/Santos F.C/ND

Começando pelo retrospecto em casa. A equipe paulista foi até aqui praticamente perfeita jogando na Vila Belmiro. São oito jogos, com sete vitórias e apenas um empate (diante do Sport na 19ª rodada da competição).

Como mandante perdeu apenas uma vez. Derrota por 2 a 1 para o Botafogo-SP na oitava rodada da competição, mas a partida foi disputada no estádio do Café, em Londrina, na ocasião.

Essa derrota, inclusive, marcou o, até aqui, único período de oscilação do Santos na competição. Foram quatro derrotas seguidas (América-MG, Botafogo-SP, Novorizontino e Operário), com o técnico Fábio Carille chegando a balançar no cargo.

Depois disso, a equipe conseguiu se recuperar e voltar à liderança, já ocupada pelo próprio Avaí, na competição.

Retrospecto do Santos em casa:

  • Santos 2×0 Paysandu
  • Santos 4×1 Guarani
  • Santos 4×0 Brusque
  • Santos 1×2 Botafogo-SP (estádio do Café, em Londrina-PR)
  • Santos 2×0 Goiás
  • Santos 1×0 Chapecoense
  • Santos 2×0 Ituano
  • Santos 4×0 Coritiba
  • Santos 1×1 Sport

O principal ponto para o Leão da Ilha ficar atento será setor ofensivo do Peixe. A equipe paulista tem o melhor ataque da Segundona com 33 bolas na rede até aqui, além de ter uma média de 15,8 finalizações por partida (a maior entre os 20 clubes da competição).

E um dos principais responsáveis pelo feito é o atacante Guilherme. O jogador é o principal destaque da equipe na atual temporada. Na Série B, o jogador já anotou sete gols e deu outras quatro assistências. Somando todos os 20 clubes, ele é o atleta com mais participações em gols na competição.

Guilherme é o principal destaque do Peixe – Foto: Raul Baretta/Santos F.C/ND

“O Guilherme é o grande ponto forte desse time, vem se destacando desde o Campeonato Paulista, na campanha que terminou com o vice-campeonato. O Peixe vive um ano de reconstrução após o primeiro rebaixamento de sua história, o presidente [Marcelo Teixeira] montou o time praticamente do zero, reformulou cerca de 70% a 80% do elenco”, explica o jornalista Vagner Frederico, de Santos (SP), ao ND Mais.

“Chegou o Carille, Marcelo Teixeira assumiu. É um time que teve um momento ruim, sequência de quatro derrotas seguidas, mas logo conseguiu se estabilizar”, completa.

Curiosidades:

  • O Santos tem apenas a sexta maior média de posse de bola entre os 20 clubes da Série B.
  • Em três dos oitos jogos que fez na Vila Belmiro teve posse menor que o adversário: Sport (46%), Coritiba (45%) e Paysandu (48%).
  • A equipe não sofreu gols em 10 dos 20 jogos que disputou na competição até aqui.
  • O Peixe não perde há 10 jogos. A última derrota aconteceu no dia 14 de junho, diante do Operário, em Ponta Grossa (PR).

Provável Peixe contra o Avaí

Para o jogo deste sábado contra o Avaí, o técnico Fábio Carille terá os retornos do zagueiro Gil, poupado contra o Paysandu, e do lateral JP Chermont, que estava se recuperando de uma lesão no tornozelo esquerdo.

Principal articulador do meio-campo santista, Giuliano segue fora, machucado. Ele será novamente substituído por Serginho.

JP Chermont (44) deve voltar ao time titular – Foto: Raul Baretta/Santos F.C/ND

Outro desfalque é o atacante Willian “Bigode”. O jogador levou o terceiro cartão amarelo na última rodada e cumpre suspensão automática diante do Leão. O jogador não é titular, mas costuma entrar em todas as partidas.

O provável Santos terá: Gabriel Brazão; JP Chermont, Jair, Gil e Escobar; João Schmidt, Diego Pituca e Serginho; Otero, Julio Furch e Guilherme.

Standings provided by Sofascore

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.