Startup Summit: mapeamento do Sebrae traz perfil das startups em Santa Catarina

A diversificação da economia catarinense, que se consolidou em função de distintos e vocacionados polos regionais, se reflete também no cenário de startups. O Sebrae Startups Report Santa Catarina 2024 mapeou 1.604 novos negócios inovadores no Estado, com maior concentração na Capital (676 startups) e outros polos mais distribuídos, como Joinville (162 startups) e Blumenau (125).

O relatório foi lançado na quinta-feira (15), durante o segundo dia do Startup Summit, em Florianópolis, Santa Catarina.

público na Startup Summit 2024

Relatório foi apresentado no segundo dia de eventos da Startup Summit 2024 – Foto: Divulgação/ND

Esta é a terceira edição do mapeamento, que fornece uma visão detalhada da quantidade de startups, modelos de negócio, áreas de atuação, estágios de maturidade, aspectos financeiros e diversidade. Os dados levantados permitem identificar oportunidades e desafios para o desenvolvimento territorial, com o potencial de fortalecer a competitividade da economia catarinense.

Para o Sebrae Startups, há uma diversidade de modelos de negócio e estratégias de receita, com nichos e oportunidades em diferentes setores, o que evidencia a capacidade de empreender com criatividade e originalidade.

“Percebemos que, com o apoio contínuo e investimentos, as startups de Santa Catarina têm o potencial de transformar positivamente a economia e a sociedade”, afirma o gerente de Inovação do Sebrae/SC, Alexandre Souza.

Números da pesquisa apresentada na Startup Summit

As startups mapeadas atuam em setores diversos da economia, entre os quais lideram Tecnologia da Informação (17,82%), Saúde e Bem-Estar (8,85%), Gestão e Consultoria (8,34%) e Educação (7,84%). Destas, 79% foram criadas nos últimos cinco anos.

apresentação de projeto na Startup Summit

Startups mapeadas atuam em diversos setores da economia catarinense – Foto: Divulgação/ND

A Microempresa (29,39%) é o principal porte das startups. No geral, o modelo de receita Assinatura (SaaS) mais utilizado representa 48,87%. Já em relação ao modelo de negócio, o B2B é o mais utilizado pelas empresas, representando 64,25%. Ainda conforme os dados, 35,66% das estão na fase de Tração.

No último ano, houve um aumento de 15,03% no número de empresas, com R$ 23,8 bi de faturamento. Em 2022, foram mapeadas 22,1 mil empresas de tecnologia, 76,7 mil colaboradores e 19,9 mil empreendedores.

A diferença de gênero nas startups continua evidente: 74,17% são homens e apenas 25,83% são mulheres. Embora a diferença permaneça, houve um aumento da presença feminina na liderança das startups em comparação com o ano anterior. A diversidade racial nas startups em Santa Catarina revela também uma diferença significativa. Cerca de 77,04% das startups não possuem pessoas negras em suas equipes.

“Entre os principais objetivos da pesquisa está o de integrar e democratizar o acesso a informações, considerando todo o ecossistema de inovação envolvido na sua concepção e desenvolvimento. Assim, conseguiremos contribuir para a evolução no setor e impulsionar a inovação e o crescimento econômico regional”, afirma Alexandre.

Startup catarinense é finalista em concurso nacional

Uma startup manezinha está na final do prêmio nacional Sebrae Startups, que dá à vencedora um cheque de R$ 250 mil, entre outros benefícios. A agrotech Meu Pescado, de Florianópolis, desenvolve uma plataforma digital para gestão, comercialização e educação na criação de peixes e camarões.

E empresa vai concorrer ao prêmio ao lado da BioUS, startup de Goiás que transforma resíduos orgânicos em bioprodutos inovadores, e a DIO – Inteligência Odontológica, de São Paulo, que usa IA para diagnósticos mais precisos e planos de tratamento otimizados.

público em evento

Startup catarinense é uma das finalistas do prêmio nacional Sebrae Startups – Foto: Divulgação/ND

A final será nesta sexta-feira (16), no encerramento do evento, com a apresentação aberta ao público dos pitches de venda. Elas concorreram junto a outras mil startups de todo o Brasil pré-selecionadas pelo Sebrae Startups, que tem como objetivo não apenas premiar projetos inovadores, mas buscar negócios que ajudam a moldar o novo cenário econômico do país.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.