Projeto oferece aulas de teatro como complemento a tratamento de pacientes do SUS em Joinville

Pacientes do SUS com deficiência intelectual, deficiência física, com transtorno mental, surdas e cegas podem se inscrever em aulas gratuitas de teatro em Joinville, no Norte de Santa Catarina. A medida possibilita que médicos, psicólogos e terapeutas ocupacionais prescrevam atividades artísticas como complemento de tratamento a seus pacientes.

Projeto oferece aulas de teatro para pacientes do SUS em Joinville – Foto: Gabriel Bazt/Divulgação

Denominado “Oficinas de Vivência em Teatro”, o projeto do Impar (Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento) foi lançado na sexta-feira (16) e tem a parceria da Secretaria Municipal de Saúde e o apoio do Governo de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura e do Programa de Incentivo à Cultura.

A parceria entre Impar e Secretaria da Saúde é fruto de acordo de colaboração firmado  em 2013, pelo qual o instituto é credenciado a oferecer vagas em oficinas e atividades artísticas para usuários dos serviços de saúde. Ao todo, serão 45 vagas divididas em três turmas para crianças, adolescentes e adultos.

“A arte auxilia no processo de expressão do potencial máximo de cada um. No caso das pessoas com deficiência, a arte é verdadeiramente uma força motriz que as permite mostrar seu potencial, já que a elas são oferecidas poucas oportunidades de se expressarem e ocuparem certos espaços”,  afirma Nathielle Wougles, atriz, terapeuta ocupacional e presidente do Instituto Impar.

Os recursos necessários para a realização das oficinas e oferta das vagas de forma gratuita são captados pelo Impar por meio de projetos inscritos e aprovados em editais e mecanismos de incentivo à cultura, como o PIC – Programa de Incentivo à Cultura do Governo do Estado e a Lei Rouanet – Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal.

Como funcionam as inscrições e quando começam as aulas

As inscrições para as oficinas são gratuitas e devem ser feitas de forma online, por meio de formulário eletrônico até o dia 20 de setembro. Ao se inscrever, a pessoa precisa informar em qual unidade de saúde ela é atendida, se necessita de transporte acessível, entre outras informações.

As aulas serão realizadas uma vez por semana no Espaço AZ (Rua Tijucas, 401 – Centro) e tem início marcado para 4 de setembro com duração até junho de 2025. Os encontros serão às quartas, quintas e sextas-feiras, sempre das 9h às 11h.

  • Quartas-feiras: Turma Adultos. Professoras: Manoella Carolina Rego e Nathielle Wougles.
  • Quintas-feiras: Turma Adolescentes. Professoras: Manoella Carolina Rego e Nathielle Wougles.
  • Sextas-feiras: Turma Crianças. Professores: Robson Benta e Nathielle Wougles.

Além das oficinas de teatro, o projeto lançado nesta semana também prevê o desenvolvimento de um site em formato acessível para acesso gratuito de estudantes, pesquisadores e outros interessados no acervo pedagógico e artístico do Programa de Formação Cultural Arte para Todos, criado pelo Instituto Impar em 2012.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.