Imprensa internacional repercute morte do apresentador Silvio Santos

O apresentador Silvio Santos morreu na madrugada deste sábado (17), em São Paulo, aos 93 anos. Um dos maiores nomes da televisão brasileira, a morte do apresentador repercutiu na imprensa internacional.

Silvio Santos

Morte do apresentador teve repercussão na imprensa internacional – Foto: Internet/Reprodução/ND

O site de notícias ABC News, dos Estados Unidos, noticiou a morte  relembrando as marcas registradas do apresentador: “Silvio Santos, um executivo e apresentador de televisão brasileiro, era conhecido por seu sorriso radiante e seu bordão ‘Quem quer dinheiro?’”.

O site britânico Reuters trouxe a notícia como “o magnata da mídia brasileira Silvio Santos, que passou de vendedor ambulante a proprietário de império empresarial, incluindo um dos maiores canais de TV do país, morreu aos 93 anos”.

A morte do empresário também foi noticiada pela rede britânica Bloomberg, que destacou que ele criou “um dos canais de televisão mais assistidos do país, enquanto também investiu em vários negócios, incluindo um banco e uma empresa de cosméticos”.

O jornal La Nacion, da Argentina, noticiou a morte como “Silvio Santos, executivo e apresentador de televisão conhecido pelo grande sorriso e pela frase ‘Quem quer dinheiro?’, morreu após décadas de carreira”.

Carreira de Silvio Santos

Senor Abravanel nasceu em 12 de dezembro de 1930, no Rio de Janeiro, filho do imigrante grego Alberto Abravanel, natural de Salônia, e da turca Rebeca Abravanel, natural de Esmirna.

Conforme a bacharel em Biblioteconomia, Dilva Frazão, Silvio fez o primário na Escola Primária Celestino da Silva e depois ingressou na Escola Técnica de Comércio Amaro Cavalcanti, onde se formou em Contabilidade.

Antes mesmo de se formar, começou a trabalhar aos 12 anos, na loja de lembrancinhas do pai, no Rio de Janeiro. Aos 14, se tornou camelô, onde aprimorou suas habilidades de comunicação e potência da voz.

Aos 18 anos, Senor serviu ao Exército Brasileiro, na Escola de Paraquedistas em Deodoro, ao mesmo tempo que começou a frequentar a Rádio Mauá, onde o locutor principal era Celso Teixeira.

Silvio Santos

Silvio Santos no programa Vamos Brincar de Forca- Foto: Reprodução/Pró-tv/ND

O carioca pediu para começar a trabalhar no local, de graça, e recebeu um programa dominical. Quando pode sair do Exército, já tinha experiência como locutor e passou por diversas rádios: Tupi, Continental e Nacional.

Mesmo com os trabalhos na comunicação, ele nunca deixou o de vendedor para conseguir dinheiro extra e adotou o nome Silvio Santos, segundo ele, porque “os santos ajudam”.

Em 1956, Silvio Santos assumiu o Baú da Felicidade, que virou “BF Utilidades Domésticas e Brinquedos” em 1963. A empresa, que começou vendendo carnês de pequenas mercadorias, passou a sortear casas após administração do empresário.

A aparência do apresentador foi se modificando à medida que os anos foram passando. Em 1975, ele venceu a concorrência para o Canal 11, no Rio de Janeiro. Em 1976, no entanto, surge a TVS — que no futuro se transformaria no SBT – Foto: Reprodução Instagram

Com o passar dos anos, os empreendimentos de Silvio só cresciam e ele criou empresas para auxiliá-lo nos negócios, entre elas: Publicidade Silvio Santos Ltda., uma companhia de seguros, uma construtora, uma financeira, uma concessionária de carros, uma seguradora, entre outras.

Ao mesmo tempo que assumiu o Baú da Felicidade, Silvio estreou na TV Paulista com o programa noturno “Vamos Brincar de Forca”. Cinco anos depois, criou um programa dominical com brincadeiras e prêmios, com base no Baú.

A atração foi um sucesso e em pouco tempo, o Programa Silvio Santos assumiu as tardes do domingo. Quando a Globo comprou a TV Paulista, em 1966, o programa continuou.

De camelô aos 14 anos, a bilionário e uma das figuras mais populares da história de meios tradicionais de comunicação, o apresentador construiu um imagem que ocupa espaço relevante para milhões de pessoas de diferentes gerações. A imagem dele foi se transformando em mito da televisão brasileira.

Contudo, em 1972, Silvio teve a oportunidade de comprar 50% da TV Record, o que ocorreu em 22 de outubro de 1975. Foi assim que, em 1981, entrou no ar a Rede SBT.

Doze anos depois, o Programa Silvio Santos entrou para o Guinness Book, o livro dos recordes mundiais, como “o programa mais duradouro da televisão brasileira”. Na época, a atração estava no ar há 31 anos.

Foi apenas na pandemia da covid-19 que Silvio Santos deixou de apresentar o programa nas tarde de domingo, que agora é comandado pela filha, Patrícia Abravanel.

Silvio Santos com as seis filhas – Foto: Reprodução/Instagram/ND

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