Oficina de defesa pessoal para mulheres será realizada por ONG de Itajaí; veja como participar

Uma oficina gratuita de defesa pessoal para mulheres será promovida em Itajaí, Litoral Norte de Santa Catarina, na próxima quarta-feira (21).

A ação visa ensinar técnicas básicas para aumentar a confiança e a capacidade de proteção das alunas, caso passem por situações de risco.

Oficina ensina defesa pessoal para mulheres

Oficina de defesa pessoal para mulheres é promovida por ONG de Itajaí – Foto: Freepik/Reprodução/ND

Veja como participar da oficina de defesa pessoal para mulheres

Para participar é necessário ter a partir de 18 anos e fazer a inscrição, já que as vagas são limitadas. Caso o número de interessadas passe de 30, será feita uma seleção e as escolhidas serão contadas para a confirmação.

Quem promove essa oficina é a Organização Não Governamental (ONG) Grupo Mariana e a Equipe X Team. A ação é alusiva ao Agosto Lilás, que é o mês de conscientização e combate à violência contra a mulher.

A ONG orienta que as mulheres utilizem no dia do treinamento roupas que permitem praticar movimentos como, por exemplo, calça legging, calça de moletom, e blusas confortáveis.

Agosto Lilás

A campanha Agosto Lilás, que iniciou no dia 1º de agoto, foi criada em alusão ao aniversário da Lei Maria da Penha para defender os direitos da mulher em situação de violência.

Agosto lilás foi criado em alusão ao aniversário da Lei Maria da Penha – Foto: Freepik/Reprodução/ND

Em Santa Catarina, foram registrados, em média, 215 casos de violência contra a mulher por dia. Os dados são de um levantamento realizado pela Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) e compreende o período entre janeiro e junho de 2024.

Conforme o levantamento, as vítimas são de todas as idades, e o tipo de violência sofrida por elas varia de acordo com a faixa etária. No geral, o crime de ameaça foi o mais frequente em Santa Catarina nos últimos seis meses, representando 48% dos casos analisados, com 18.612 vítimas.

Como pedir ajuda em Santa Catarina

WhatsApp da Polícia Civil: (48) 98844-0011

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.