Os desafios imediatos frente a consolidação do Contorno Viário na Grande Florianópolis

Com a consolidação que o Contorno Viário vai acimentando no trânsito – e na vida – da Grande Florianópolis, é inegável o reflexo na mobilidade da região.

Rodovia Governador Mário Covas; nome da BR-101 foi estendido ao traçado do Contorno Viário - Germano Rorato/ND

1
3

Rodovia Governador Mário Covas; nome da BR-101 foi estendido ao traçado do Contorno Viário – Germano Rorato/ND

Um dos quatro túneis existentes no traçado do Contorno Viário; obra magnífica - Germano Rorato/ND

2
3

Um dos quatro túneis existentes no traçado do Contorno Viário; obra magnífica – Germano Rorato/ND

Trânsito do Contorno Viário vai ganhando cada vez mais volume - Germano Rorato/ND

3
3

Trânsito do Contorno Viário vai ganhando cada vez mais volume – Germano Rorato/ND

A PRF (Polícia Rodoviária Federal), de bate-pronto, já evidenciou com números a evolução do quadro já que, desde a liberação do trânsito, dia 10 de agosto, os acidentes imediatamente reduziram.

Há o entendimento de que o trânsito pesado das carretas que cortam o Brasil já está utilizando a nova estrutura e o número tende a aumentar ainda mais nos próximos meses.

Também por isso é preciso olhar à frente e ver os desafios que cercam a mobilidade urbana, a partir desse pleno funcionamento da nova rota.

O primeiro desafio diz respeito ao reflexo do novo traçado na BR-101 já que, até o momento, a amostragem ainda é pequena para traçar uma verdade.

segunda questão paira sobre os acessos ao Contorno Viário que, neste momento, estão aquém da grandiosidade da estrutura. Gargalos na SC-281, em São José e o Morro dos Cavalos, em Palhoça, ainda são uma realidade dentro dessa nova perspectiva da mobilidade em toda a região.

Tem os problemas também na BR-282 e o trecho que ficou espremido entre o novo traçado do Contorno Viário e a BR-101.

Contorno Viário é uma realidade e com ele surgem responsabilidades

BR-101 próximo à entrada Sul do Contorno Viário; existem desafios a serem superados na mobilidade a médio e longo-prazo da Grande Florianópolis – Foto: Germano Rorato/ND

Por último e não menos importante é o efetivo da PRF, em Santa Catarina, que está defasado e prestes a ter mais 100 quilômetros para administrar.

Além dos 50 km recém inaugurados na Grande Florianópolis, o policiamento também terá que tomar conta de outros 50 km na BR-285, próximo à divisa com o Rio Grande do Sul.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.