O que causa o ‘sol vermelho’ em Criciúma e região? Climatologista explica

Moradores de Criciúma e região puderam perceber a presença do sol vermelho na manhã desta segunda-feira (19). Você sabe o motivo dessa condição? O climatologista da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) de Urussanga, Márcio Sônego, explicou ao ND Mais.

Sol vermelho em SC

Sol vermelho acontece em função das queimadas no Centro-Oeste do país – Foto: Geórgia Gava/ND

Sol vermelho: quais as causas?

“O sol avermelhado é em função das queimadas no Brasil e dos nevoeiros marítimos. Está tudo junto e misturado no Litoral catarinense. Essa circulação do ar no Norte do país vem causando temperaturas estranhas em Santa Catarina. Agora cedo, marcava 15°C em Criciúma e 26°C no Costão da Serra”, detalha o especialista.

Na última sexta-feira (16), a Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina fez um alerta devido ao céu esbranquiçado decorrente da presença de fumaça no ar causada pelas queimadas na Amazônia e no Centro-Oeste do Brasil.

Efeito das queimadas já pode ser sentido em SC; sol vermelho chama atenção – Foto: Divulgação/Governo do Estado

Segundo a central de monitoramento do órgão, a análise das imagens de satélite permitiu identificar claramente a diferença entre nebulosidade, fumaça e nevoeiros.

A pasta recomenda à população que beba bastante água e monitore possíveis sintomas de irritação respiratória, como tosse, dificuldade para respirar ou irritação nos olhos, que podem ser mais acentuados em crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias ou cardíacas. Em caso de agravamento, é fundamental procurar atendimento médico.

Veja orientações da Defesa Civil de SC

  • Ficar em ambientes fechados sempre que possível, especialmente nos horários de pico da fumaça;
  • Utilizar umidificadores de ar ou toalhas úmidas nos ambientes internos para melhorar a qualidade do ar;
  • Evitar atividades físicas intensas ao ar livre, que podem agravar problemas respiratórios;
  • Manter-se informado sobre a qualidade do ar por meio dos canais oficiais de comunicação do governo.

Confira como fica o tempo para esta semana no Sul de SC

Ainda conforme o climatologista da Epagri, na tarde desta segunda-feira, o Sul de Santa Catarina pode registrar até 34°C. “Sem previsão de chuva”, aponta. Na terça-feira (20), não esquenta tanto, as temperaturas devem variar entre 16°C e 21°C. Veja as mínimas e máximas para os próximos dias:

  • Quarta-feira (21): 16°C mín; 31°C máx;
  • Quinta-feira (22): 15°C mín; 32°C máx;
  • Sexta-feira (23): 15°C mín; 16°C máx.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.