Ciência alerta que a temperatura média normal do corpo não é mais 36,5 ºC; entenda o que mudou

Estudos científicos realizados ao longo de 150 anos apontaram que a temperatura corporal dos seres humanos é saudável quando está entre 36 e 37 °C. No entanto, novas pesquisas sugerem que esse índice pode não ser tão preciso.

Temperatura média normal do corpo pode ser mais baixa do que acreditava-se

Temperatura média normal do corpo pode ser mais baixa do que acreditava-se – Foto: Reprodução/Freepik/ND

Isso porque pesquisadores da Universidade de Stanford, liderados por Julie Parsonnet, analisaram milhares de medições já realizadas e concluíram que a temperatura média do corpo humano está diminuindo lentamente, tornando o valor de 36,6 °C, usado como base atualmente, “incorreto”.

Entenda

A referência de 36,6 graus foi criada em 1868, baseada nos estudos do médico alemão Carl Wunderlich. Após medir a temperatura de 25.000 pessoas, milhares de vezes, o cientista estabeleceu que a média da temperatura corporal era de 37 graus.

Estudos posteriores reforçaram algumas conclusões Wunderlich e refutaram outras. A pesquisa recente da Journal of Medical Association, por exemplo, ajustou a faixa “normal” da média corporal.

Intitulado “Normal Body Temperature: A Systematic Review”, o artigo revisou dados de 1935 a 2017 e estabeleceu a temperatura afebril em 36,5 graus.

Médico alemão Carl Wunderlich

Médico alemão Carl Wunderlich – Foto: Reprodução/ND

A AAFP (Academia Americana de Médicos de Família) foi outra instituição que caracterizou a febre com temperaturas acima de 37 graus.

No entanto, novas pesquisas mudaram essa perspectiva e afirmaram que a temperatura do corpo humano pode ser menor ainda.

A ‘nova’ temperatura média normal do corpo

Pesquisadores da Universidade de Stanford, liderados por Julie Parsonnet, analisaram centenas de milhares de medições de temperatura corporal feitas nos últimos 150 anos.

Eles concluíram que a temperatura média do corpo humano está diminuindo lentamente, tornando o valor de 36,6 °C, usado como base atualmente, “incorreto”.

Aferição de temperatura com termômetro a laser

Aferição de temperatura com termômetro a laser – Foto: Facundo Arrizabalaga/EFE-EPA/Reprodução/R7

Segundo Parsonnet, a nova temperatura corporal estaria mais próxima de 36 graus.

Após as análises, o grupo de pesquisadores apontou que as medições de Wunderlich foram realizadas em uma sociedade mais propensa a doenças, o que resultava em temperaturas corporais mais altas. Contudo, com o passar das décadas, esses valores caíram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.